Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/976
Título: As percepções de professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da alfabetização em braille da pessoa cega
Autores: SILVA, Janeluce Lira da
CANCELA, Waldecy dos Santos
Orientador: DUARTE, Silvagne Vasconcelos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8622352848949136
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SILVA, Janeluce Lira da; CANCELA, Waldecy dos Santos. As percepções de professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da alfabetização em braille da pessoa cega. Orientador: Silvagne Vasconcelos Duarte. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/976. Acesso em:.
Resumo: Este artigo corresponde às reflexões obtidas com a investigação do projeto de pesquisa intitulado “As Percepções de Professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da Alfabetização em Braille da Pessoa Cega”. O objetivo principal foi investigar como ocorre este processo de alfabetização, com características tão específicas, segundo as percepções dos alfabetizadores do CAP/AP, que é a maior referência de apoio pedagógico para as pessoas cegas. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se conhecer melhor este processo de alfabetização, que está ligado diretamente à inclusão de pessoas cegas nas escolas e, consequentemente, no mercado de trabalho. Assim, foram desenvolvidos estudos bibliográficos e de campo, relacionados com: a contextualização histórica da pessoa cega, com destaque a Louis Braille; os enfoques legais e educacionais que refletem os movimentos mundiais pela inclusão; as perspectivas do atendimento à pessoa cega por intermédio dos Institutos e Centros Especializados; o processo de alfabetização da pessoa cega. Foi realizada uma pesquisa a partir do método grupo focal, o qual permitiu a coleta de informações, analisadas por meio da metodologia de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa cumprem o objetivo de se fazer conhecida as percepções dos alfabetizadores do CAP/AP sobre o referido processo de alfabetização, os agentes envolvidos e os papéis que desenvolvem dentro dela e a importância dessa alfabetização para a vida das pessoas cegas.
Palavras-chave: Deficiência visual
Pessoas cegas - apoio pedagógico
Deficiente visual - alfabetização
Braille - alfabetização
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PercepcoesProfessoresCentro.pdf380,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons