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dc.creatorCARNEIRO, Letícia Picanço-
dc.date.accessioned2022-07-14T11:49:14Z-
dc.date.available2022-07-14T11:49:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Letícia Picanço. A produção textual na escola: o gênero resenha e o desenvolvimento da consciência crítica. Orientador: Rosivaldo Gomes. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/978. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/978-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectConsciência críticapt_BR
dc.subjectResenha - produçãopt_BR
dc.titleA produção textual na escola: o gênero resenha e o desenvolvimento da consciência críticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Rosivaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9713360492282811-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados do projeto de pesquisa intitulado Produção textual do gênero resenha no ensino fundamental: desenvolvendo a consciência crítica. Amparados na abordagem de análise descritiva e interpretativa de gêneros textuais na vertente sociorretórica (SWALES, 1990; BAZERMAN 2005; 2006; 2007; MILLER 1984; MOTTA-ROTH, 2002, 2010), objetivamos investigar as contribuições da proposta metodológica de consciência crítica de gênero desenvolvida por Devitt (2009) na produção textual do gênero resenha, por parte de alunos do ensino fundamental II. A produção textual na escola, ainda tem seguido encaminhamentos/orientações que moldam o ato de escrever como algo mecânico, desprovido do contexto de produção e de aspectos ideológicos e de criticidade. Buscando seguir um caminho diferente da tradição escolar de produção textual, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, seguindo os princípios da abordagem de pesquisação, utilizando como recurso metodológico para geração dos dados, o Modelo de Consciência Crítica, método desenvolvido por Devitt (2004; 2009). O objetivo desse modelo é levar os estudantes a compreenderem as relações entre contextos e formas, a perceberem os efeitos ideológicos potenciais dos gêneros e a distinguirem as restrições e as escolhas que os gêneros tornam possíveis. Os resultados gerados, na execução das atividades em uma escola da rede estadual de Macapá, mostram que o ensino de produção textual, no caso da resenha, por meio do modelo de consciência crítica de gêneros, mostra que o processo pressupõe práticas de ensino contextualizadas de gêneros, situando o estudante quanto às atividades sociais que favorecem a compreensão e realização de ações produtivas de linguagem enquanto ação social, pois é por meio desse ensino que os discentes terão a reflexão dos modos de agir dentro da sociedade.pt_BR
dc.description.resumeLe présent Travail de Conclusion de Curs présente les résultats du projet de recherche nommé la Production textuelle du genre commentaire compose dans l'enseignement fondamental: développement de la conscience critique. Aidé dans l'approche d'analyse descriptive et interprétative de genres textuelles dans la discussion sociorhétorique (SWALES, 1990; BAZERMAN 2005; 2006; 2007; MILLER 1984; MOTTA-ROTH, 2002, 2010), nous avons visé à examiner les contributions de la proposition méthodologique de conscience critique de genre a développé pour Devitt (2009) dans la production textuelle du genre commentaire compose, par les étudiants de l'enseignement fondamental II. La production textuelle à l'école, encore il a suivi des directions / les orientations qui modèlent l'action d'écriture passait toujours comme quelque chose le mécanicien, sans le contexte de production et d'aspects idéologiques et de criticité. En cherchant pour suivre une route différente de la tradition scolaire de production textuelle, nous avons mené une recherche qualitative de nature ethnographique, en suivant les principes de l'approche de recherche-action. En utilisant comme ressource méthodologique, pour génération des données, le Modèle de Conscience Critique, méthode développée par Devitt (2004; 2009). L'objectif de ce modèle est de prendre les étudiants pour comprendre les relations entre des contextes et des formes, ils remarquent les effets les potentiels idéologiques des genres et ils distinguent les restrictions et les choix que les genres deviennent possibles. Les résultats produits, le dans l'exécution des activités à une école du réseau d'état de Macapá, ils montrent que l'enseignement de production textuelle, dans le cas commentaire compose, par le modèle de conscience critique de genres, montre que le processus présuppose les pratiques d'enseigner contextualisée de genres, en situant l'étudiant quant aux activités sociales qui favorisent la compréhension et l'accomplissement des actions productives de langue tandis que l'action sociale, parce que c'est pendant le milieu de cet enseignement que les étudiants aura la réflexion des manières d'agir à l'intérieur de la société.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8770-6177-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

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