Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/980
Título: Os jogos como estratégias interativas para o ensino-aprendizagem da competência oral em língua francesa, na escola Maria Cavalcante: um relato de experiência
Autores: TABOSA, Cláudia dos Santos
Orientador: CARVALHO, Olaci da Costa
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8185242334474836
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: TABOSA, Cláudia dos Santos. Os jogos como estratégias interativas para o ensino-aprendizagem da competência oral em língua francesa, na escola Maria Cavalcante: um relato de experiência. Orientador: Olaci da Costa Carvalho. 2011. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2011. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/980. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal averiguar a oralidade na Língua Francesa, em duas turmas da 5ª série do Ensino Fundamental II, na rede pública de ensino, mediante a utilização de jogos. Pretende, ainda, contribuir para a elaboração de material didático-pedagógico no âmbito do ensino de Francês Língua Estrangeira - FLE, centrado na modalidade oral da língua, para o aprendiz infanto-juvenil. Alicerçamo-nos em uma abordagem de ensino de línguas que congrega fatores cognitivos e afetivos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de uma nova língua, recorrendo às propostas apresentadas por Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz (1998), dentre outros como Marcuschi (2008), Moirand (2001), Peytard (1990). Em vistas a identificar as atividades e os materiais que favoreçam a prática oral da língua-alvo e promovam a interação e a participação dos alunos de duas turmas de 5ª série, do Ensino Fundamental II, realizamos um levantamento dos jogos, da pesquisa propriamente dita, das observações, ou seja, da aplicação das atividades lúdicas voltadas para essa faixa etária, no contexto da sala de aula da Escola Estadual Maria Cavalcantede Azevedo Picanço, pertencente à rede pública de ensino, obtendo subsídios que auxiliem e estimulem o professor a realizar atividades centradas na oralidade, nas aulas de Língua Francesa através do lúdico.
Palavras-chave: Língua francesa - ensino
Língua francesa - aprendizagem
Língua francesa - oralidade
Língua francesa - aulas
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JogosEstrategiasInterativas.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons