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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Janaína Oliveira da-
dc.date.accessioned2022-07-15T11:53:32Z-
dc.date.available2022-07-15T11:53:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCOSTA, Janaína Oliveira da. As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil. Orientadora: Annick Marie Belrose. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/982. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/982-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFrancês Língua Estrangeira - FLEpt_BR
dc.subjectLíngua francesa - escola públicapt_BR
dc.subjectLíngua francesa - aprendizagempt_BR
dc.titleAs representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1BELROSE, Annick Marie-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4522597047867222-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é identificar quais são as representações sociais que circulam sobre a Língua Estrangeira/Francês entre os alunos do ensino fundamental de uma escola pública em Macapá, e entender qual o valor atribuído por eles à aprendizagem da Língua Estrangeira. A pesquisa é de cunho quantitativo e a coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2017 durante a disciplina de estágio supervisionado em FLE I do Curso de Licenciatura em Letras Português com habilitação em Língua Francesa como Língua Estrangeira-UNIFAP, através de questionários aplicados aos alunos dos 6°, 7.º, 8.º ano da Escola Estadual Lauro de Carvalho Chaves, situada em zona periférica da Cidade de Macapá-AP. A fundamentação teórica desta pesquisa é embasada nos estudos sobre representações sociais da linguagem de Matthey (1997), Moore (2001), Castelloti (2001), Castelloti & Moore (2002), Lira (2001) e no Quadro europeu de referências para as línguas (2001). Segundo os autores supracitados, interessar-se as representações dos aprendentes acerca da língua estrangeira que estudam, é um dado intrínseco da aprendizagem que convêm integrar nas políticas linguísticas, assim como no processo educativo. A análise dos dados recolhidos apresentam pontos divergentes e convergentes que levaram a depreender que os educandos desta escola pública possuem representações que colocam a língua francesa em uma posição privilegiada e acessível, assim como uma ferramenta importante para intercâmbios sociais.pt_BR
dc.description.resumeLe but de cette recherche est d’identifier les représentations sociales véhiculées sur la langue française par les élèves d'un collège public de Macapá et de comprendre la valeur attribuée à l'apprentissage de cette langue étrangère. La méthode de recherche est quantitative et la collecte de données a été réalisée au cours du premier semestre de 2017 lors du stage supervisé en FLE I (de la licence en lettres portugaises avec une mention en langue française étrangère-UNIFAP). Des questionnaires ont étés appliqués aux élèves de 6ème, 5ème et 4ème du collège public Lauro de Carvalho Chavez, situé en zone périurbaine de Macapá dans l’état de l’Amapá. La base théorique de cette recherche s'appuie sur les études des représentations sociales du langage de Matthey (1997), Moore (2001), Castelloti (2001), Castelloti & Moore (2002), Lira (2001) et le Cadre européen de références pour les langues (2001). Selon les auteurs ci-dessus mentionnés, s’intéresser aux représentations des apprenants au sujet de la langue étrangère qu’ils étudient fait partie intégrante de l’apprentissage et devrait être intégré aux politiques linguistiques ainsi qu’au processus pédagogique. L'analyse des données recueillies présente des résultats divergents et convergents qui permettent d'en conclure que ces élèves ont des représentations plaçant la langue française comme accessible et privilégiée, tout en constituant un outil important pour les échanges sociaux.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

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