Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1029
Título: Contribuições do ensino de sociologia para uma educação antirracista
Autores: PIRES, Marcos Antônio Cutrim
Orientador: ARAÚJO, Luciano Magnus de
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7192215216270270
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: PIRES, Marcos Antônio Cutrim. Contribuições do ensino de sociologia para uma educação antirracista. Orientador: Luciano Magnus de Araújo. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1029. Acesso em:.
Resumo: O racismo é uma das heranças de uma cultura marcadamente eurocêntrica que durante séculos explorou a mão de obra negra. Escravizado, o negro foi expropriado de sua terra e, como consequência de uma cultura dominante, a identidade negra foi e é, ainda hoje, constantemente negada em sua substancialidade. A dominância do colono não apenas criou formas de dominação física, sustentada por uma hierarquia cultural, mas também colonizou a maneira de pensar e enxergar do próprio colonizado. De certo modo, há uma alienação de si mesmo, pois as marcas dos traços ideológicos e epistemológicos obliteraram uma cultura outra, o outro que somos; raízes para as quais não se pode voltar integralmente. Certamente, ainda cabe buscar a libertação das antigas correntes que ainda hoje aprisionam, excluem e marginalizam milhares de brasileiros, pois o processo de colonização não cessou. Faz-se necessário, portanto, compreender as bases de uma pedagogia pós-colonial e repensar os próprios rumos da educação. Nesse sentido, este trabalho busca refletir sobre as possibilidades do ensino de sociologia contribuir para práticas pedagógicas decoloniais como instrumento para a construção positiva de identidades e subjetividades negras.
Abstract: Racism is one of the heritages of a markedly eurocentric culture that for centuries explored the black labor. Enslaved, the man of color was expropriated from his land and as a consequence of a dominant culture the black identity was and still is today constantly denied in its substantiality. The colonist's dominance not only created forms of physical domination, sustained by a cultural hierarchy, but also colonized the way of thinking and seeing of the colonized itself. In a sense, the colonized suffers from the alienation of oneself, because it is marked by the ideological and epistemological traits that have obliterated a different culture, the other that is; Roots for which there is no integral back. The process of colonization has not ceased, certainly, it is necessary to rethink the ways of liberation from the old moorings that still imprison, exclude and marginalize millions of people, it is necessary to understand the bases of a post-colonial pedagogy rethinking the course of education itself. In this sense, this work aim store reflect about the possibilities of the sociology teaching and how they can for the decolonial pedagogy and how they can contribute to the construction of a positive black identity and subjectivities.
Palavras-chave: Pedagogia Decolonial
Racismo
Sociologia - ensino
Educação antirracista
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ContribuicoesEnsinoSociologia.pdf391,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons