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Título: Políticas públicas para criança e adolescente: o programa de complementação educacional de adolescentes em situação de risco social do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá
Autores: PINTO, Andréia do Vale
ALVES, Elizabeth Cardoso
AMARAL, Sarina Lícia Pinheiro do
Orientador: PINTO, Manoel de Jesus de Souza
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5833177207259205
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: PINTO, Andréia do Vale; ALVES, Elizabeth Cardoso; AMARAL, Sarina Lícia Pinheiro do. Políticas públicas para criança e adolescente: o programa de complementação educacional de adolescentes em situação de risco social do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. Orientador: Manoel de Jesus de Souza Pinto. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1059. Acesso em:.
Resumo: Este artigo fez uma reflexão sobre o Programa de Complementação Educacional de Adolescentes em Situação de Risco Social, do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, em quase duas décadas de existência. Em linhas gerais, queremos apresentar seus desmembramentos, justificativa, objetivos, metas e resultados. Este estudo também pretende esclarecer como esta iniciativa do TJAP está alinhada com as Políticas Públicas e Diretrizes Nacionais, voltadas para a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na sociedade brasileira, atuando no resgate da dignidade desses jovens, oportunizando aos mesmos, atividades laborais e valores cívicos. O Programa tem como escopo básico a conscientização, prevenção e o combate à delinquência juvenil, retirando de ruas e praças, centenas de jovens, em todo o Estado, e a inserção desse segmento ao mercado de trabalho. Este artigo, de forma instrumental, também quer relatar a experiência vivida, tanto dos jovens como de suas famílias, em terem participado do projeto.
Abstract: The idea of this article is a reflection about Supplementary Educational Program for Adolescents in Social Risk Situation, of the Amapá State Court in almost two decades old. In outline, we want to present their dismemberment, justification, objectives, goals and results. This study also seeks to clarify how this initiative to TJAP it is aligned with the Public Policy and National Guidelines, aimed at paragraph to children and adolescents protection in vulnerable social situation in Brazilian society, acting in dignity rescue these young people, providing opportunities to them, work activities and civic values. The program has the scope awareness, prevention and combating juvenile delinquency, removing streets and squares, hundreds of young people across the State, and the inclusion of this segment to the market and work. This article, in instrumental form, also wants to report a lived experience of both young and their families in participating in the project.
Palavras-chave: Jovem Aprendiz
Políticas Públicas
Vulnerabilidade Social
Programas Educacionais
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

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