Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Bianca Silva-
dc.creatorBARROSO, Marcely Cristian de Sena-
dc.date.accessioned2022-09-20T16:35:22Z-
dc.date.available2022-09-20T16:35:22Z-
dc.date.issued13-05-2021-
dc.identifier.citationALVES, Bianca Silva; BARROSO,Marcely Cristian de Sena. A semiótica no cinema (pós-moderno) de Quentin Tarantino.Orientador: Rafael Wagner dos Santos Costa. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1079. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1079-
dc.description.abstractThe present work of completion of course aims to develop a semiotic analysis of four feature films written and directed by the postmodern filmmaker Quentin Tarantino. His films were chosen because in each one he creates a unique universe, full of rich narratives, references and meaning. To this end, Charles Sanders Peirce's Semiotics was chosen especially with regard to its phenomenological categories, and aid from his interlocutor Lucia Santaella. We can infer that, in each cinematographic production, we observe the stronger presence of one or the other of the so-called trichotomies of the Peircean sign. In this sense, an iconic image more present in Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994) was observed, within the scope of the phenomenological category of Primeiridade; an indicial image, full of stimuli and responses in Kill Bill vol. 1 (2003) and Kill Bill vol. 2 (2004), within the scope of the Peircean Secundity; and evidenced the presence of the symbolism, rooted in the images and dialogues of Inglorious Bastards (2009), in the field of Thirdness. In order to present the hypotheses described, in a more simple and didactic way, we opted for the rehearsal modality, in which we analyzed the frames of the films, exposing the points of view and interpretations resulting from the relationship of the cinematographic language with the semiotic field, that is, as the semiosis process takes place within each scene of a given film.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectTarantinopt_BR
dc.subjectCrítica e interpretação.pt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleA semiótica no cinema (pós-moderno) de Quentin Tarantinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Rafael Wagner dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653182670665062-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver uma análise semiótica de quatro longas-metragens escritos e dirigidos pelo cineasta pós-moderno Quentin Tarantino. Seus filmes foram escolhidos pois em cada um ele cria um universo único, repleto de narrativas ricas, de referências e de significação. Para tanto, optou-se pela Semiótica de Charles Sanders Peirce especialmente no que tange as suas categorias fenomenológicas, e auxílio de sua interlocutora Lucia Santaella. Podemos inferir, que em cada produção cinematográfica, observamos a presença mais forte de uma ou outra das chamadas tricotomias do signo peirceano. Nesse sentido, foi observada uma imagem icônica mais presente em Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994), no âmbito da categoria fenomenológica de Primeiridade; uma imagem indicial, cheia de estímulos e respostas em Kill Bill vol. 1 (2003) e Kill Bill vol. 2 (2004), no âmbito da Secundidade peirceana; e evidenciado a presença do simbolismo, enraizados nas imagens e diálogos de Bastardos Inglórios (2009), no campo da Terceiridade. Para apresentar as hipóteses descritas, de uma forma mais simples e didática, optamos pela modalidade de ensaios, nos quais analisamos os fotogramas dos filmes, expondo os pontos de vista e interpretações resultantes da relação da linguagem cinematográfica com o campo semiótico, ou seja, como acontece o processo de semiose dentro de cada cena de determinado filme.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SemioticaCinemaPos.pdf611,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons