Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOUREIRO, Jucinete Moraes-
dc.creatorLOUREIRO, Jucicleide Moraes-
dc.creatorMORAIS, Marileia dos Passos-
dc.date.accessioned2022-09-26T12:05:20Z-
dc.date.available2022-09-26T12:05:20Z-
dc.date.issued01-08-2022-
dc.identifier.citationLOUREIRO, Jucinete Moraes; LOUREIRO, Jucicleide Moraes; MORAIS, Marileia dos Passos. Contribuição da ludicidade no processo ensino-aprendizagem: percepções de docentes da Escola Família Agroextrativista do Carvão. Orientador: Diorlando dos Santos Braga. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo Ciências Agrárias e Biologia) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1089. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1089-
dc.description.abstractThe present work has as its theme the contributions of playfulness in the teaching- learning process from the perceptions of teachers from the Escola Família Agroextrativista do Carvão, the use of didactic games is increasingly being developed in the teaching and learning process, teaching methodologies that can bring motivation so that students are interested, feel curious to know, to be able to experience this knowledge and spread it. The work has as general objective, to analyze the importance of didactic games in the teaching and learning process of the students and specifically to identify if the teachers are using didactic games in the teaching process in the classrooms; characterize which games teachers use in the classroom; and finally, to verify the importance of didactic games in the educational process. The methodology was evidenced from a quanti-qualitative approach, with characteristic of descriptive nature having its development with the field work for the collection of the data inside the place of study. From the result we obtained the analysis of the questionnaires answered by seven teachers who participated in the research. At the conclusion of the work, it was highlighted that didactic games are important in helping in the teaching and learning process, however, it was possible to perceive the importance of this resource to be used in the classroompt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcebiblioteca.mazagao@unifap.brpt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEscola Família Agroextrativista do Carvão – Mazagão – Amapá – Brasilpt_BR
dc.titleContribuição da ludicidade no processo ensino-aprendizagem: percepções de docentes da Escola Família Agroextrativista do Carvãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1BRAGA, Diorlando dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5837479502623672-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática às contribuições da ludicidade no processo ensino-aprendizagem a partir das percepções de docentes da Escola Família Agroextrativista do Carvão, o uso de jogos didáticos vem cada vez mais se desenvolvendo no processo de ensino e aprendizagem, metodologias de ensino que possam trazer motivação para que os alunos se interessem, sintam curiosidade em conhecer, para poderem vivenciar estes conhecimentos e difundi-los. O trabalho tem como objetivo geral analisar a importância dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizado dos alunos e específicos de identificar se os professores estão utilizando jogos didáticos no processo de ensino nas salas de aula; caracterizar quais os jogos que os professores utilizam em sala de aula; e por útltimo verificar a importância dos jogos didáticos no processo educacional. A metodologia evidenciou- se a partir de uma abordagem quanti-qualitativa, com característica de natureza descritiva tendo o seu desenvolvimento com o trabalho de campo para o levantamento dos dados dentro do local de estudo. Do resultado obteve-se á análise dos questionários respondidos por sete professores que participaram da pesquisa. Na conclusão do trabalho destacou-se que os jogos didáticos tem uma importância auxiliando no processo de ensino e de aprendizagem, no entanto, foi possível perceber a importância desse recurso para serem utilizados em sala de aulapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Educação no Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ContribuicoesLudicidadeProcesso.pdf611,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.