Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Tassia Malena Leal-
dc.date.accessioned2022-09-28T13:50:24Z-
dc.date.available2022-09-28T13:50:24Z-
dc.date.issued14-01-2022-
dc.identifier.citationCOSTA, Tassia Malena Leal. Autenticidade na era da reprodutibilidade técnica no webjornalismo. Orientador: Ivan Carlo Andrade de Oliveira. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1106. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1106-
dc.description.abstractBased on the critical theory, which emerged from the Frankfurt School and was inspired by Marx, this research aims to discuss about authenticity in the era of technical reproducibility in the digital environment, based on Walter Benjamin and his essay "The Work of Art in the Age of its Technical Reproducibility", originally published in 1955. In this way, we seek to understand and analyze the meaning of authenticity within the journalistic production on the Web nowadays, taking into consideration the technological environment, the revision of the concepts of authorship, property and purity/authenticity, in the era of technical and digital reproducibility. It is also taken into consideration the authorship in cyberspace before the reality of remixes (LEVY, 1998) in the process of creation and journalistic production before the convergence of traditional media (JENKINS, 2009; CASTELLS, 2017); and, finally, it is identified the relationship between aura (BENJAMIN, 2017), authorship (FOUCAULT, 2009) and remixes, relating them to the production, sharing and dissemination of distorted, false or manufactured news of essentially sensationalist nature.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJornalismo eletrônicopt_BR
dc.subjectWebjornalismopt_BR
dc.subjectReprodutibilidade técnicapt_BR
dc.titleAutenticidade na era da reprodutibilidade técnica no webjornalismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689186601810696-
dc.description.resumoA partir da teoria crítica, surgida na Escola de Frankfurt e inspirada em Marx, esta pesquisa pretende discutir acerca da autenticidade na era da reprodutibilidade técnica no meio digital, fundamentando-se em Walter Benjamin e seu ensaio sobre “A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica”, originalmente publicado em 1955. Dessa forma, busca-se compreender e analisar o sentido de autenticidade dentro da produção jornalística na web na atualidade, levando-se em consideração o meio tecnológico, a revisão dos conceitos de autoria, propriedade e pureza/aura, na era da reprodutibilidade técnica e digital. Leva-se em consideração também a autoria no ciberespaço diante da realidade dos remixes (LEVY, 1998) no processo de criação e produção jornalística diante da convergência dos meios de comunicação tradicionais (JENKINS, 2009; CASTELLS, 2017); e, por fim, identifica-se a relação entre aura (BENJAMIN, 2017), autoria (FOUCAULT, 2009) e remixes, relacionando-os à produção, ao compartilhamento e à disseminação de notícias distorcidas, falsas ou fabricadas de cunho essencialmente sensacionalista.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AutenticidadeEraReprodutibilidade.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons