Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1114
Título: Representação política por meio do humor: um estudo semiótico das charges políticas nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, no período pós-redemocratização
Autores: COSTA, Vanessa da Conceição
Orientador: COSTA, Rafael Wagner dos Santos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1653182670665062
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: COSTA, Vanessa da Conceição. Representação política por meio do humor: um estudo semiótico das charges políticas nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, no período pós-redemocratização. Orientador: Rafael Wagner dos Santos Costa. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1114. Acesso em:
Resumo: A charge figura no jornalismo opinativo como grande forma de expressão da opinião sobre assuntos políticos atuais, pois utiliza o humor para expressar através de símbolos o pensamento coletivo. Por isso, é um recurso amplamente utilizado, por apresentar diversos temas, caracterizando-se, principalmente, pela ênfase dada às temáticas político-sociais. Assim, a charge expressa um dado momento histórico, e tem grande importância para o jornalismo. O presente trabalho tem como objetivo traçar um breve histórico da charge como recurso do jornalismo opinativo utilizando como base para análise os jornais O Globo e Folha de S. Paulo, no período pós-redemocratização, por estes possuírem grande destaque no jornalismo impresso. Para compreender o papel da charge, faremos uma análise semiótica, tendo como base as concepções de Charles Sanders Peirce e seus interlocutores acerca do estudo dos signos e das interpretações possibilitadas. Com isso, objetivamos traçar um novo olhar sob a charge como gênero jornalístico, visto que este faz parte do cotidiano do jornalismo impresso, apresentando elementos políticos que auxiliam na compreensão de sua ampla utilização.
Palavras-chave: Charge
Jornalismo opinativo
Representação política
Semiótica
Área do conhecimento: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RepresentacaoPoliticaMeio.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons