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dc.creatorBITTENCOURT, Rafaela Fernandes-
dc.date.accessioned2022-10-13T11:01:45Z-
dc.date.available2022-10-13T11:01:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Rafaela Fernandes. Cidadão Ken e o hibridismo na identidade do homem contemporâneo representado em tokyo ghoul. Orientador: Ivan Carlo Andrade. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1121. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1121-
dc.description.abstractThe presente work has as its objective investigate the identity construction inside of a specific media platform that are the japanese animation. The work will analize the narrative composition of the anime Tokyo Ghoul, written originally by Sui Ishida and directed, in its adaptation for TV, by Shuhei Morita. The highlights of this work will be, especially the moments that discuss identity, psychology, philosophy and sociology in the fictional cultural and political environment created inside the anime. Through Buddhist philosophy, we will trace the basic influences found inside Asian media, especially which concern to mangas and animes, also highlighting this philosophy in Tokyo Ghoul. Through the theorical reforce of the sociology and communication authours, we will build a dialogue between pholosophy society – as Hall (1997) and Lopes (2012) reforced, respectively –. Lastly, we will use the analytical perspective of Jung to understand the psychology of the character object of the study, Kaneki Ken, highlighting the main moments of the analyzed episodes that point out the issues raised by the in this analysis about the concept of persona and shadow. This work has as function understand the process of representation of the social dilemmas of the contemporary man in fictitious works, considering the sociocultural context of the places of production and reproduction of these materials – in this case, Japan. The comprehension about the society that consumes this material will also be mentioned in thes research, making possible to have a better understanding about the subjectives characteristics of the character studied, who becomes able to transmit, in some occasions, social features implied within the contexto of Japanese society.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTransculturalidadept_BR
dc.subjectAnimept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectTokyo Ghoulpt_BR
dc.titleCidadão Ken e o hibridismo na identidade do homem contemporâneo representado em tokyo ghoulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689186601810696-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a construção da identidade dentro da plataforma midiática especifica que são as animações japonesas. O trabalho irá analisar a composição narrativa da obra Tokyo Ghoul, escrita originalmente por Sui Ishida e dirigida, em sua adaptação para a TV, por Shuhei Morita. Os destaques deste trabalho serão, sobretudo, os momentos que discutem identidade, psicologia, filosofia e sociologia no ambiente cultural e político fictício criado dentro do animê. Através da filosofia budista, traçaremos as influências básicas encontradas dentro das mídias asiáticas, sobretudo no que diz respeito aos mangás e animês, evidenciando também essa filosofia em Tokyo Ghoul. Por meio do reforço teórico de autores da sociologia e comunicação, construiremos um diálogo entre a filosofia e o dilema da contemporaneidade acerca da construção de identidade em uma sociedade hibrida e transcultural – como reforçam Hall (1997) e Lopes (2012), respectivamente –. Por fim, utilizaremos a perspectiva analítica de Jung para compreender a psicologia do próprio personagem objeto do estudo, Kaneki, frisando os principais momentos dos episódios analisados que apontam as questões exaltadas pelo autor em suas análises sobre o conceito de persona e sombra. Este trabalho tem como função a compreensão do processo de representação dos dilemas sociais do homem contemporâneo em obras fictícias, considerando o contexto sociocultural dos locais de produção e reprodução destes materiais – neste caso, o Japão. A compreensão da sociedade que consome esse material também será mencionada na pesquisa, possibilitando entender melhor as características subjetivas do personagem estudado, que torna-se capaz de transmitir, em algumas ocasiões, características sociais subentendidas dentro do contexto da sociedade japonesa.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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