Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Beatriz de Paula Moura-
dc.creatorMANGAS, Laiza Monik de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-13T11:07:37Z-
dc.date.available2022-10-13T11:07:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Beatriz de Paula Moura; MANGAS, Laiza Monik de Oliveira. Educomunicação: documentário de jornalismo ambiental como prática de conscientização. Orientador: Paulo Vitor Giraldi Pires. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1138. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1138-
dc.description.abstractThis work presents a model of educommunication practice elaborated through a television documentary that aims to work on environmental awareness. The product portrays one of the main problems of the city of Macapá: the inappropriate disposal of garbage, and also parallels the teaching and learning process indicating solutions to the issue. For the construction of the work, a bibliographical research was first made to present the concepts about the main themes: educommunication, documentary and environmental journalism. In order to arrive at the result, the ethnographic research was carried out, using the technique of interviewing environmental specialists, representatives of governmental institutions and the population, as well as the action research carried out with the students of the José Leoves Teixeira Municipal School. workshops. The documentary will be directed to students and teachers of municipal schools, and it is hoped to contribute in the formation of an environmental education, taking information and provoking reflection on the part of this public.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectJornalismo ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectMacapápt_BR
dc.subjectDocumentário de TVpt_BR
dc.titleEducomunicação: documentário de jornalismo ambiental como prática de conscientizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Paulo Vitor Giraldi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1939856493222203-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um modelo de prática educomunicativa elaborada por meio de um documentário televisivo que visa trabalhar a conscientização ambiental. O produto retrata um dos principais problemas da cidade de Macapá: o descarte inadequado de lixo, e faz ainda um paralelo com o processo de ensino e aprendizagem indicando soluções para a questão. Para a construção do trabalho, foi feito primeiramente uma pesquisa bibliográfica para apresentar os conceitos acerca dos principais temas abordados: educomunicação, documentário e jornalismo ambiental. Para se chegar ao resultado, foi realizada a pesquisa etnográfica, utilizando a técnica da entrevista com especialistas ambientais, representantes de instituições governamentais e com a população, além da pesquisa-ação realizada com os alunos da Escola Municipal José Leoves Teixeira, oportunidade em que foram realizadas oficinas de reciclagem. O documentário será direcionado para alunos e professores das escolas municipais, e espera-se contribuir na formação de uma educação ambiental, levando informações e despertando a reflexão por parte desse público.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1262-1245-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EducomunicacaoDocumentarioJornalismo.pdf786,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons