Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1259
Título: Projeto do centro estadual de língua e cultura francesa Danielle Mitterrand: avaliação das instalações atuais pelo conforto lumínico e nova proposta
Autores: GAMA, Alina de Jesus Dias
Orientador: TAKAMATSU, Patrícia Helena Turola
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9199241420958700
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: GAMA, Alina de Jesus Dias. Projeto do centro estadual de língua e cultura francesa Danielle Mitterrand: avaliação das instalações atuais pelo conforto lumínico e nova proposta. Orientadora: Patrícia Helena Turola Takamatsu. 2017. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1259. Acesso em: .
Resumo: Esta monografia aborda o Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand a partir de uma análise de Conforto lumínico e assim busca apresentar uma proposta de projeto para o mesmo. Um dos principais quesitos que se deve considerar na elaboração de projeto e planejamento de escolas diz respeito ao conforto ambiental do edifico e principalmente das salas de aula, uma vez que a qualidade das relações estabelecidas nos ambientes escolares é função direta das características físicas do espaço, comprometendo as relações que devem acontecer entre estudantes e professores e influenciando de forma decisiva o desempenho dos alunos e a sua formação social e profissional. Essa questão ainda não recebe a devida importância, onde a demanda da oferta de vagas nas escolas do Brasil, ainda é, na maioria dos casos, limitada simplesmente a questões de espaço (quantitativas), assim na hora do planejamento de novas escolas se considera, por exemplo, a quantidades de alunos que aquele edifício terá suprir, não considerando qualidade das condições de ensino oferecidas, sob todos os seus aspectos. Nesse contexto, através desta monografia foram realizados os estudos necessários e a avaliação das condições da estrutura do atual prédio do Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterand, uma instituição de grande importância do Estado devido a ligação transfronteiriça do Estado com a Guiana Francesa, para se comprovar a real necessidade de uma proposta de projeto. Foram feitas analises no edifício e entrevistas com os professores, funcionários e alunos no prédio e se percebeu a falta de estrutura para o estudo de línguas, o que como já citado influência diretamente no desempenho dos alunos. Como forma de preencher estas lacunas, da falta de estrutura nas escolas, este trabalho teve por objetivo desenvolver uma proposta arquitetônica do Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand, que atenderá principalmente os alunos de escola pública do Ensino Fundamental e médio, bem como a população em geral. A proposta conta com os ambientes necessários para as atividades lá exercidas assim como sua adaptação aos princípios básicos do conforto ambiental, e assim proporcionar uma melhor condição de ambiente de aprendizado para os usuários deste espaço.
Palavras-chave: Conforto Ambiental
Iluminação
Escola
Área do conhecimento: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ProjetoCentroEstadual.pdf5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Pranchas.pdf167,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons