Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1271
Título: Escola Maria José dos Santos Ferreira - Projeto de intervenção e integração espacial ao meio ambiente
Autores: SARMENTO, Hannah de Freitas
Orientador: MERGULHAO, Pedro Pereira
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4258081002345965
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SARMENTO, Hannah de Freitas. Escola Maria José dos Santos Ferreira - Projeto de intervenção e integração espacial ao meio ambiente. Orientador: Pedro Pereira Mergulhão. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1271. Acesso em: .
Resumo: A pesquisa aborda questões críticas sobre meio ambiente e sustentabilidade, onde se propõe uma intervenção de integração da Escola Municipal Maria José dos Santos Ferreira com a paisagem. Localizada na cidade de Macapá, capital do Amapá, A escola se situa mais precisamente no bairro Araxá, o qual se localiza em uma área de influencia do rio amazonas. São estudadas soluções teóricas, conceituais e de projeto, soluções estas capazes de apoiar a paisagem cultural do meio em que a escola está inserida. Em outras palavras, busca-se apontar no cotidiano e funcionamento da instituição o desenvolvimento da consciência ambiental e cultural da comunidade, principalmente por acreditar-se que a convivência em um espaço físico sustentável e ecologicamente correto influencia diretamente no desenvolvimento de hábitos de respeito à paisagem. É fundamental desenvolver um projeto que leve em consideração o entorno e os fatores socioculturais da região, de modo a aproximar a população às suas raízes paisagísticas. A escolha de se trabalhar em uma área escolar reside na relevância do reflexo que a educação tem sobre a sociedade, ou seja, esta intervenção visa aproximar a escola a um padrão sustentável que se encaixe nos quesitos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) Escolas Sustentáveis, o qual a instituição pretende alcançar futuramente. Palavras-chave:
Abstract: The research brings critical questions about the environment and sustainability, where the proposal is an inclusion intervention realized between a landscape and a public school, namely Escola Municipal Maria José dos Santos Ferreira. Located in Macapá City, the capital of Amapá, the school is situated at Araxá’s neighborhood and that zone receives wide influence from Amazon River. Will be study the theoretical , conceptual and of development issues that are capable to shore up the school’s cultural landscape. In other words, search for indicated in the daily life and in the institution performance the community’s ecological and cultural conscience, mostly because believed is possible the coexistence in a sustainable and correct physical space has a directly influence into the habits’ development. It’s fundamental build up a project that takes into account the surrounding area and the zone social-cultural factors, in order to bring closer the population and the natural landscape. The choice of working a in a school area is found in the relevance of the educational background has in the society and that reflection, so, this intervention mean approximate the school to a sustainable standard fitting on the requirements of PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) Sustainable Schools, standard that the institution wants reach out in the future.
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade e meio ambiente
Projeto paisagístico ecológico
Área do conhecimento: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EscolaMariaJosé.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Pranchas.pdf6,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DEFESA.pdf28,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Imagem_parte1.pdf5,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Imagem_parte2.pdf658,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons