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dc.creatorFONSECA, Salomão da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-07T11:31:14Z-
dc.date.available2023-03-07T11:31:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFONSECA, Salomão da Silva. Por uma arquitetura sem obstáculos: Aplicação dos parâmetros da ABNT NBR 9050/2015 para proposta de uma escola acessível a todos. Orientador: Felipe Moreira Azevedo. 2017. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1278. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1278-
dc.description.abstractIn recent years, the proposal to include people with disabilities through education has registered growth through the implementation of public educational policies that enable them to develop their potential in order to integrate into society, since their rights Denied, segregated and excluded. This proposal is registered in several Laws, Decrees, International Conventions, which Brazil is part of, and in the Brazilian Federal Constitution of 1988, but for this right to be really put into practice, schools must be accessible to all people, With or without disability. Based on the analysis of NBR 9050/2015, which provides guidelines and technical guidelines regarding accessibility, it is noted that in many educational establishments there is no proper application of the standard, thus building architectural barriers that restricts the access of students with disabilities. The development of his research was based on the deductive method, since it started from a general approach towards a more specific theme, that is, accessibility was studied as a way of inserting people with disabilities in society, focusing on accessibility in Educational establishments. The checklist and photographic record of the high schools located in the urban area of Macapá were used, with the intention of surveying the real conditions of physical accessibility in them. Based on the obtained data, a panorama of these was elaborated, where it was noticed that they are very far from being accessible and that the diverse adjustments made with this intention are in disagreement with the orientations of the norm of accessibility. After this analysis and the recommendations of NBR 9050/2015, an architectural project of a school that is accessible to all was developed, thus guaranteeing the right to education of people with disabilities.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEscolas de ensino médiopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectBarreiras arquitetônicaspt_BR
dc.subjectNBR 9050/2015pt_BR
dc.titlePor uma arquitetura sem obstáculos: Aplicação dos parâmetros da ABNT NBR 9050/2015 para proposta de uma escola acessível a todospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Felipe Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8553692383580526-
dc.description.resumoNos últimos anos, a proposta de inclusão de pessoas com deficiência através da educação, tem registrado um crescimento através da implementação de políticas públicas educacionais que possibilitam a esses desenvolverem suas potencialidades, de forma a se integrarem na sociedade, visto que os seus direitos por muito tempo foram negados, segregados e excluídos. Essa proposta está registrada em diversas Leis, Decretos, Convenções Internacionais, a qual o Brasil faça parte, e na própria Constituição Federal Brasileira de 1988, porém para que esse direito seja realmente posto em prática, as escolas devem ser acessíveis a todas as pessoas, com ou sem deficiência. A partir da análise da NBR 9050/2015, que dispõe diretrizes e orientações técnicas em relação a acessibilidade, constata-se que em muitos estabelecimentos educacionais não há a devida aplicação da norma, construindo assim barreiras arquitetônicas que restringe o acesso de alunos com deficiência. O desenvolvimento da pesquisa seu deu através do método dedutivo, pois partiu de uma abordagem geral em direção a um tema mais especifico, ou seja, estudou-se a acessibilidade como forma de inserir as pessoas com deficiência na sociedade, tendo como foco a acessibilidade nos estabelecimentos educacionais. Foi utilizado o checklist e registro fotográfico das escolas de ensino médio localizadas na zona urbana de Macapá, com a intenção de fazer o levantamento das condições reais de acessibilidade física nas mesmas. A partir dos dados obtidos, foi elaborado um panorama dessas, onde notou-se que as mesmas estão muito longe de serem acessíveis e que as diversas adequações feitas com essa intenção estão em desacordo com as orientações da norma de acessibilidade. Após essa análise e as recomendações da NBR 9050/2015, foi elaborado um projeto arquitetônico de uma escola que seja acessível a todos, garantido assim o direito à educação das pessoas com deficiência.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6490-1217-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

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