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Título: Contribuições do ensino lúdico para a percepção de alunos de uma escola pública de Macapá sobre os anfíbios anuros
Autores: SOUZA, Marcos Roberto Dias de
Orientador: CAMPOS, Carlos Eduardo Costa
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8543904614534592
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SOUZA, Marcos Roberto Dias de. Contribuições do ensino lúdico para a percepção de alunos de uma escola pública de Macapá sobre os anfíbios anuros. Orientador: Carlos Eduardo Costa Campos. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1331. Acesso em:
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar o conhecimento dos alunos de uma escola pública do município de Macapá-Amapá sobre os anuros (sapos, rãs e pererecas), apresentando algumas das principais espécies que compõem a anurofauna do estado do Amapá e suas característica morfológicas. O trabalho foi desenvolvido com 48 alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Coelho Neto. Através da aplicação questionários, seguido de palestra e jogo lúdico. Os resultados evidenciaram que a maioria dos alunos (52.1%; N=28) não possuía conhecimento sobre os anfíbios, porém grande parte dos mesmos (83.3%; N=40) informou corretamente que sapo é um anfíbio. Somente 8.3% (N=4) dos alunos afirmou que conhecia a morfologia desses animais, percentual que subiu para 70.8% (N=34) após a palestra. Em relação aos hábitos alimentares dos anuros, 89.6 % (N=43) dos alunos passaram a conhecer após a palestra. Quando foram perguntados sobre os anuros fazerem mal as pessoas, 50% (N=24) dos alunos disseram que não faziam mal. Além disso, a maioria dos alunos (73%; N=35) já presenciou maus tratos contra esses animais e 95.8% (N=46) dos alunos considera errado esse tipo de ato. Em relação a importância ecológica desses animais, 66.7% (N=35) dos alunos passou a conhecer após as intervenções. A palestra contribuiu para ampliar e reforçar o conhecimento dos alunos em relação a biologia dos anuros, e o contato com espécimes reforçou conhecimentos relacionados a morfologia. O jogo “Trilha dos Anuros”, por sua vez, propiciou aos alunos demonstrar o que foi abstraído durante a palestra e favoreceu a interação entre os mesmos. Desta forma, recomenda-se que jogos de perguntas e respostas sejam utilizados como metodologia de ensino-aprendizagem, não somente no ensino Ciências. Tendo em vista, que os jogos abarcam diversos aspectos do aluno e colaboram para tornar a aprendizagem mais prazerosa. Por fim, a escola deve valorizar o conhecimento prévio dos alunos e reforça-lo com informações científicas concisas.
Abstract: This study aimed to investigate the knowledge of students of a public school in the city of Macapá-Amapá about anurans (frogs, frogs and tree frogs), presenting some of the main species that make up the anurofauna of Amapá state and its morphological characteristics. The work was developed with 48 students of elementary school II of the Coelho Neto State School. Through the application quizzes, followed by lecture and playful game. The results showed that most students (52.1%; N = 28) had no knowledge of amphibians, but most of them (83.3%; N = 40) correctly informed that frog is an amphibian. Only 8.3% (N=4) of students said they knew the morphology of these animals, a percentage that rose to 70.8% (N=34) after the lecture. Regarding the eating habits of anurans, 89.6% (N = 43) of the students came to know after the lecture. When asked about frogs harming people, 50% (N = 24) of the students said they were not harming. In addition, most students (73%; N = 35) have witnessed mistreatment of these animals and 95.8% (N = 46) of students consider this type of act wrong. Regarding the ecological importance of these animals, 66.7% (N = 35) of the students came to know after the interventions. The lecture contributed to broaden and reinforce students' knowledge regarding anuran biology, and contact with specimens reinforced knowledge related to morphology. The game “Trail of the Anurans”, in turn, allowed the students to demonstrate what was abstracted during the lecture and favored the interaction between them. Thus, it is recommended that question and answer games be used as a teaching-learning methodology, not only in science teaching. Given that games encompass various aspects of the student and collaborate to make learning more enjoyable. Finally, the school should value students' prior knowledge and reinforce it with concise scientific information.
Palavras-chave: Conhecimento
Anurofauna
Morfologia
Aprendizagem
Jogos
Área do conhecimento: CIENCIAS BIOLOGICAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

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