Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINHEIRO, Patrícia Camile Monteiro-
dc.date.accessioned2023-07-03T14:07:00Z-
dc.date.available2023-07-03T14:07:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Patrícia Camile Monteiro. Da jamaica para o “meio do mundo”: as festas de reggae e a formação do circuito regueiro em Macapá-AP. Orientador: David Junior de Souza Silva. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1385. Acesso em:-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1385-
dc.description.abstractThis article discusses the reggae parties and the formation of a regueiro circuit in the city of Macapa-AP, highlighting the reggae originated in Jamaica and later migration of Maranhão reggae to Amapá. Will talk further about the reggae parties at UNA, radio programs, various DJ's and bands members who moved (and move) the reggae scene in the city, beyond the view of some respondents regueiros. It was no need for bibliographic data to understand the roots of this cultural phenomenon that emerged in the Caribbean, specifically in Jamaica in the late 60s of the twentieth century and its various concepts, as well as the main elements that compose it. The focus of the research are the social and cultural relations that have arisen through the festive gatherings of people who identify with the reggae musical rhythm and how this musical identification interferes with the construction of the identity of these people who have made and are part of the reggae scene "in the middle of world ", even leading to symbolic disputes between some organized regueiros groups. Therefore, it is to understand the reggae movement as a cultural phenomenon capable of producing collective orientations, describe the formation of a circuit of people connected to the music reggae rhythm, their life stories, work and leisure. We conducted a dense and long field research as a participant observer in reggae events - including the homes of many involved the movement. recorder assistance with interviews were conducted with the movement members and sympathizers of this culture in general.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectReggaept_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.titleDa jamaica para o “meio do mundo”: as festas de reggae e a formação do circuito regueiro em Macapá-APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, David Júnior de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4265076306351873-
dc.description.resumoEste artigo discorre sobre as festas de reggae e a formação de um circuito regueiro no município de Macapá-AP, destacando a origem do reggae na Jamaica, e posteriormente da migração do reggae do Maranhão para o Amapá. Discorrerá ainda sobre as festas de reggae na UNA, os programas de rádio, os diversos DJ’s e integrantes de bandas que movimentaram (e movimentam) a cena reggae na cidade, além da opinião de alguns regueiros entrevistados. Foi necessário recorrer a dados bibliográficos para compreender as raízes desse fenômeno cultural que surgiu no Caribe, mais especificamente na Jamaica no final da década de 60 do século XX e seus diversos conceitos, bem como os principais elementos que o compõem. O foco da pesquisa são as relações sociais e culturais que surgiram através dos encontros festivos de pessoas que se identificam com o ritmo musical reggae e como essa identificação musical interfere na construção da identidade destas pessoas que fizeram e fazem parte da cena reggae “no meio do mundo”, levando até mesmo à disputas simbólicas entre alguns grupos regueiros organizados. Portanto, trata-se de entender o movimento reggae como fenômeno cultural capaz de produzir orientações coletivas, descrever a formação de um circuito de pessoas ligadas ao ritmo musical reggae, suas histórias de vida, de trabalho e de lazer. Realizamos uma densa e longa pesquisa de campo como observadora participante em eventos de reggae - incluindo as casas de muitos dos envolvidos ao movimento. Foram realizadas entrevistas com auxílio de gravador com integrantes do movimento e com simpatizantes desta cultura em geral.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2336-4870-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JamaicaFestasReggae.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons