Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1399
Título: O processo de entrada e permanência de estudantes com deficiência nas instituições de ensino superior em Macapá
Autores: QUINTANILHA, Camila Gonçalves
BRITO, Carmem Sheila dos Santos
CARDOSO, Christian de Lima
SANCHES, Nilcéia Moraes
Orientador: PINTO, Manoel Jesus de Souza
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5833177207259205
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: QUINTANILHA, Camila Gonçalves; BRITO, Carmem Sheila dos Santos; CARDOSO, Christian de Lima; SANCHES, Nilcéia Moraes. O processo de entrada e permanência de estudantes com deficiência nas instituições de ensino superior em Macapá. Orientador: Manoel Jesus de Souza Pinto. 2009. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2009. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1399. Acesso em:
Resumo: Este trabalho tem por finalidade investigar a problemática do processo de entrada e permanência de estudantes com deficiência nas instituições públicas de Ensino Superior em Macapá. Fez-se uma abordagem histórica com intuito de compreender o tratamento dispensado às pessoas com deficiência, evidenciando a trajetória da inclusão social de pessoas com deficiência no Brasil e no Estado do Amapá. Constatou-se como o conceito de deficiência esteve amarrado a duas abordagens: o modelo médico e o modelo sócio-cultural; consignando um retrato da realidade atual das tentativas de inclusão do estudante com deficiência nas instituições públicas de Ensino Superior em Macapá. Os métodos utilizados foram: pesquisa com os alunos com deficiência na educação superior na Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); estudo acerca do espaço físico dessas instituições, assim como uma abordagem com parte do corpo docente e técnico de seus respectivos núcleos de acessibilidade; consulta a normalização vigente; bem como, a livros e textos relacionados ao assunto.
Abstract: This study aims to investigate the problem of the process of entry and residence of students with disabilities in public institutions of higher education in Macapá. There was a historical approach seeks to understand the treatment of persons with disabilities, showing the trajectory of social inclusion of people with disabilities in Brazil and the State of Amapá. It was like the concept of disability was tied to two approaches: the medical model and the socio-cultural model, putting down a portrait of current attempts to inclusion of students with disabilities in public institutions of higher learning in Macapá. The methods used were: a survey of students with disabilities in higher education at the University of the State of Amapá (UEAP) and the Federal University of Amapá (UNIFAP); study of the physical space of these institutions, as well as an approach to the faculty and technical core of their accessibility; query current normalization, as well as the books and texts related to the subject.
Palavras-chave: Inclusão social
Estudantes com deficiência
Ensino Superior - Macapá
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ProcessoEntradaPermanencia.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons