Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Leônia Ramos-
dc.creatorOLIVEIRA, Lilia Ramos-
dc.date.accessioned2023-07-13T14:00:25Z-
dc.date.available2023-07-13T14:00:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leônia Ramos; OLIVEIRA, Lilia Ramos. Atuação do serviço de proteção aos índios (SPI) entre o povo Karipuna. Orientadora: Carina Santos de Almeida. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Intercultural Indígena) - Coordenação de Graduação, Universidade Federal do Amapá, Oiapoque, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1425. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1425-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectHistória Indígenapt_BR
dc.subjectKaripunapt_BR
dc.subjectServiço de Proteção aos Índiospt_BR
dc.subjectproteção tutelar indígenapt_BR
dc.titleAtuação do serviço de proteção aos índios (SPI) entre o povo Karipunapt_BR
dc.title.alternativeAtuasiõ dji Thavai dji photesiõ a edje-iela (SPI) lãdã pov kahipunpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Carina Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662671081661224-
dc.description.resumoOs povos indígenas foram tutelados ao longo do século XX pelo Estado brasileiro por meio do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), que impôs modelos de educação escolar, trabalhos rurais, produção e produtividade enquanto pressupostos civilizacionais. Nós, Karipuna, junto com os povos Galibi-Marworno e Palikur, fomos “atendidos” pelo Posto Indígena de Educação e Nacionalização Uaçá de 1942 a 1967, por meio da implementação da assistência, educação, saúde e trabalhos agrícolas, visando a nacionalização de nossos povos. Com a proteção tutelar, além de promover o controle dos povos indígenas regionais, o Estado brasileiro ainda dominaria geopoliticamente a fronteira Brasil e Guiana Francesa. A renda indígena compulsória, através dos estímulos à produção agrícola e pecuária, também foi fortemente imposta aos povos da região como justificativa para sermos inseridos como trabalhadores nacionais. As categorias atribuídas ao Posto Indígena Uaçá, como “educação” e “nacionalização”, são exemplares para entender os principais objetivos do indigenismo entre os povos indígenas de Oiapoque. Em termos de metodologia, esta pesquisa foi realizada a partir de fontes orais e documentais. Assim, realizamos entrevistas com indígenas que foram gravadas e transcritas, e analisamos alguns documentos do SPI depositados no Museu do Índio e que permitem compreender as ações do indigenismo na região.pt_BR
dc.description.indigenaPov ẽdjẽ-iela dehãtxi tã dji XX istad bhueziliẽ te ka ue ie kom si ie pa te puve hepon pu ie ko, pu sa li fe un thavai dji protesiõ pu ẽdjẽ ki ie te ka aple SPI, ka oblije un mãiẽ dji thavai pu edukasiõ dji lekol, ka fe djives thavai, fe ie thavai pu uot mun kom isklav pu ie te pahet sivilize. No, karipun, ãsam ke pov Galibi-marworno i pahiku, kin te ka thavai ke no a te pos ẽdjẽ dji edukasiõ i nasionalizasiõ Uasa dji 1942 a 1967 pa mitã dji ĩplemẽtasiõ dji ide, edukasiõ, lasãte i thavai dji batxi, ka debat fe no fe pa dji pei bhueziliẽ. Ke sa mãiẽ dji defie no, ie te, ie te ka kõthole pov ẽdjẽ iela dji hejiõ, istad bhueziliẽ tuju te ke dominẽ tupatu fõtie Bhuezil i Guian Fãse. Viv dji ẽdjẽ-iela a te pu vin dji produziõ dji batxi i leve bef, osi ie objije pov dji hejiõ pahet kom thavaio nasional. Thavai ki pos dji ẽdjẽ Uasa, te gãiẽ dji fe a te, ke edukasiõ i nasionalizasiõ, a leksam pu kõphan phuĩsipal objetxif dji ĩdjijenismo ãt pov ẽdjẽ dji Oiapok. Mãiẽ ki no ize, pu fe sa thavai-la a mun ka koze i papie ekhi. Kõsa no fe bladje ke ẽdjẽ-iela ki no grava i ekhi, i analize un de thoa papie dji SPI ki sehe la Museu dji ẽdjẽ ki ka fe no kõphan sa ẽdjẽ i ki ka fe no kõphan sa ĩdjijenismo la no hejiõ.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Intercultural Indígena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AtuacaoServicoProtecao.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons