Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1437
Título: O sistema penitenciário no Amapá: análise do processo de reinserção no complexo penitenciário masculino do Estado - 2010/2011
Autores: ABREU, Carmem Luana Costa de
MACHADO, Raissa Vitória Melindre
PICANÇO, Tatiana Patricia Lopes
Orientador: ARAÚJO, Luciano Magnus de
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7192215216270270
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: ABREU, Carmem Luana Costa de; MACHADO, Raissa Vitória Melindre ; PICANÇO, Tatiana Patricia Lopes. O sistema penitenciário no Amapá: análise do processo de reinserção no complexo penitenciário masculino do Estado - 2010/2011. Orientador: Luciano Magnus de Araujo. 2011. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2011. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1437. Acesso em:
Resumo: Diante da gravidade da situação penal no Brasil cresce a importância da adoção de políticas que efetivamente promovam a recuperação do detento no convívio social tratando assim de analisar o processo de reinserção no complexo penitenciário masculino e tendo por ferramenta básica a Lei de Execução Penal e a Constituição Brasileira. Neste contexto, este estudo tem por objetivo fazer uma análise da situação penal dos detentos masculinos do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá – IAPEN, bem como as ações deste estabelecimento para a reinserção destes presos ao convívio social. Os dados bibliográficos foram coletados de documentos legais e científicos como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Execução Penal nº 7.210, Zacarias (2006), Foucalt (2003) dentre outros aportes. Através de uma abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa exploratória documental os subsídios empíricos foram colhidos por meio de uma entrevista com o Diretor Administrativo e Coordenadora educacional do IAPEN que disponibilizaram documentos e informações que propiciaram o alcance do objetivo deste estudo. A pesquisa apresenta resultados que denunciam o processo de reinserção social dos presos no estabelecimento estudado devido às inúmeras dificuldades estruturais que lá se apresentam principalmente no que condiz a preservação e atendimento à saúde, bem como a falta de uma política que privilegie a reintegração dos detentos ao meio social.
Palavras-chave: Reinserção
Direitos
Cidadania
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AnaliseSistemaReinsercao.pdf317,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons