Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1468
Título: Os impactos das condições de trabalho na prática docente nas séries iniciais do ensino funamental do município de Macapá
Autores: GUIDA, Janaina de Souza
Orientador: BARROSO, Iraci de Carvalho
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3330604206800847
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: GUIDA, Janaina de Souza; SANTOS, Rui Valdo Coutinho dos. Os impactos das condições de trabalho na prática docente nas séries iniciais do ensino funamental do município de Macapá. Orientadora: Iraci de Carvalho Barroso. 2013. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2013. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1468. Acesso em:
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar os impactos das condições de trabalho na prática docente nas séries iniciais nas escolas do município de Macapá. A pesquisa de campo foi realizada por amostragem nas seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Sementinha (Bairro Jesus de Nazaré); Escola Municipal de Ensino Fundamental Vera Lúcia Pinon (Bairro Infraero II); Escola Municipal de Ensino Fundamental Hildemar Maia (Bairro do Trem) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Paraíso das Acácias (Bairro do Muca), situadas nas zonas Norte e Sul do Município de Macapá, respectivamente; procurou-se analisar como as escolas pesquisadas estavam sendo afetadas na prática docente em consequência da reestruturação produtiva do trabalho. Foi utilizado o método qualitativo, tendo como instrumento a entrevista.Os resultados apontam que as condições de trabalho interferem na prática docente através da estrutura física que as escolas apresentam; em relação ao material didático, aos ambientes de aprendizagem, destacando-se a superlotação das salas de aula, a participação da comunidade na vida da escola. Observou-se a desvalorização profissional para com os docentes, desde sua formação inicial até a sua baixa remuneração, com influência em sua auto-estima e sua identidade profissional.
Abstract: The present article has for objective to analyze the impacts of the work conditions in practice teacher in the initial series in the schools of the municipal district of Macapá. The field research was accomplished by sampling in the following schools: Municipal school of Teaching Fundamental Seed (Bairro Jesus of Nazareth); Municipal School of Fundamental Teaching Vera Lúcia Piñon (Neighborhood Infraero II); Municipal School of Fundamental Teaching Hildemar Maia (Neighborhood of the Train) and Municipal School of Teaching Fundamental Paradise of the Acacias (Neighborhood of Muca), located in the areas North and South of the Municipal district of Macapá, respectively; he/she tried to analyze as the researched schools were being affected in practice teacher as a consequence of the productive restructuring of the work. The qualitative method was used, tends as instrument the entrevista. Os results point that the work conditions interfere in practice teacher through the physical structure that the schools present; in relation to the didactic material, to the learning atmospheres, standing out the overcrowding of the classrooms, the community's participation in the life of the school. The professional depreciation was observed to the teachers, from his/her initial formation to his/her low remuneration, with influence in his/her self-esteem and his/her professional identity.
Palavras-chave: Prática docente
Precarizaçâo
Condições de Trabalho
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ImpactosCondicoesDocente.pdf143,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons