Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Adriana Nascimento-
dc.date.accessioned2023-10-24T19:03:25Z-
dc.date.available2023-10-24T19:03:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1519-
dc.description.abstractThere is already some time the music amapaense has been recognized inside of a resistance context and fight by the cultural identity of the Amazonian and consequently for the identity amapaense that constantly suffers with the influence of the modern industry, being the new technologies the tentacles that not only they change the geography of a place as they transform the men's relationships and of this with the nature. To know the music amapaense and plus, specifically, the poet's Osmar Júnior songs make to contemplate on us those transformations that engender new identities and they promote culture shocks. Inserted in the field of the semiotics, the analysis of Osmar Júnior's music "Sentry Nortente" looks for to rescue the same feeling produced by the author at that time of creation of the song that fomented the North coast movement and built an Amapá and Amazonia story told through music. The Signs identified throughout the analysis are fundamental to recognize our culture and Old identities. Meanings and signifiers are produced, reordered and transformed a with a new look directed to compose a semiotic analysis of the structures that make´s up our riches that shine on other crowns leaving only remnants of faith in the end of Brazil.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.title(Des)construindo identidades nos" quintais da Amazônia": análise semiótica da música "sentinela nortente"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Benedito Rostan Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8764311389065427-
dc.description.resumoJá há algum tempo a música amapaense vem sendo reconhecida dentro de um contexto de resistência e luta pela identidade cultural da Amazônia e consequentemente pela identidade amapaense que constantemente sofre com a influência da indústria moderna, sendo as novas tecnologias os tentáculos que não somente mudam a geografia de um lugar como transformam as relações dos homens e deste com a natureza. Conhecer a música amapaense e mais, especificamente, as canções do poeta Osmar Júnior nos faz refletir sobre essas transformações que engendram novas identidades e promovem choques culturais. Inserida no campo da semiótica, a análise da música “Sentinela Nortente” de Osmar Júnior busca resgatar o mesmo sentimento produzido pelo autor na época de criação da canção que fomentou o Movimento Costa Norte e edificou uma história do Amapá e da Amazônia contada através da música. Os signos identificados ao longo da análise são fundamentais para reconhecermos nossa cultura e antigas identidades. Significados e significantes são produzidos, reordenados e transformados à medida que um novo olhar é direcionado para compor uma análise semiótica das estruturas que compõem nossas riquezas que brilham em outras coroas deixando apenas restos de fé no fim do Brasil.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_IdentidadesAnaliseMusica.pdf911,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons