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Título: Recursos didáticos utilizados nas escolas de artes visuais para deficientes visuais na Escola Estadual José Firmo do Nascimento
Autores: BATISTA, Amanda Tenório
LEITE, Andrezza Yamile Serrão
FERREIRA, Railene da Costa
Orientador: CRUZ, Humberto Mauro Andrade
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4411132292590980
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: BATISTA, Amanda Tenório; LEITE,Andrezza Yamile Serrão;FERREIRA, Railene da Costa.Recursos didáticos utilizados nas escolas de artes visuais para deficientes visuais na Escola Estadual José Firmo do Nascimento . Orientador: Humberto Mauro Andrade Cruz. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1527. Acesso em:
Resumo: A temática inclusão para pessoas com necessidades especiais está conquistando cada dia mais voz no Brasil, ainda em passos lentos. As escolas precisam estar preparadas para receber os alunos Deficientes Visuais e promover uma educação de qualidade para o melhor desenvolvimento, tanto individual dessas crianças e adolescentes, quanto social. A deficiência visual (DV) inclui pessoas com cegueira e com baixa visão ou visão subnormal. Esta investigação foi desenvolvida na busca de explicar como ocorre o processo de ensino e aprendizado de alunos DV, nas aulas de artes visuais, e no estudo de caso, conhecer quais são os recursos didáticos existentes e utilizados na escola. Identificar quais são as dificuldades no ensino para alunos cegos e os demais sujeitos desse estudo a esses grupos foram aplicados questionários como forma de responder às apurações levantadas. Esta pesquisa teve como referencial teórico autores da área de educação especial, da psicologia, de artes, e outros teóricos, assim como o estudo das leis existentes que atendam aos direitos dessas pessoas. Ao final da análise acerca dos recursos didáticos utilizados no Ensino de Artes, oferecido pela Escola Estadual José Firmo do Nascimento, para alunos com deficiência visual no Ensino Médio Integral, se mostrou parcialmente satisfatório em sua aplicabilidade. Os resultados mostram que as utilizações de recursos didáticos são precárias e que a percepção tátil pode trazer inúmeras vantagens à aprendizagem dos alunos deficientes visuais, pois facilita a assimilação dos conteúdos, favorece na parte prática do conhecimento e complementa as informações transmitidas dentro das salas de aula.
Abstract: The inclusion theme for people with special needs is gaining more and more voice in Brazil, still in slow steps. Schools need to be prepared to receive visually impaired students and promote quality education for the best development of both these children and adolescents, as well as social development. Visual impairment (DV) includes people with blindness and low vision or low vision. This research was developed in the search to explain how the teaching and learning process of DV students occurs in the visual arts classes, and in the case study, to know what the didactic resources existent and used in the school. Identifying what are the difficulties in teaching blind students and the other subjects of this study to these groups were applied questionnaires as a way of responding to the findings. This research has as theoretical reference authors of the area of special education, psychology, arts, and other theorists, as well as the study of existing laws that meet the rights of these people. At the end of the analysis about the didactic resources used in the Teaching of Arts, offered by the State School José Firmo do Nascimento, for students with visual impairment in High School Integral, was partially satisfactory in its applicability. The results show that the uses of didactic resources are precarious and that tactile perception can bring countless advantages to the learning of the visually impaired students, since it facilitates the assimilation of the contents, favors in the practical part of the knowledge and complements the information transmitted within the classrooms .
Palavras-chave: Educação Especial
Deficiência Visual
Recursos Didáticos
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Artes Visuais

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