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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOELHO, Ieda Pantoja-
dc.creatorPANTOJA, Natália Cristina de Carvalho-
dc.creatorSANTOS, Thais Carneiro dos-
dc.date.accessioned2024-08-16T11:34:28Z-
dc.date.available2024-08-16T11:34:28Z-
dc.date.issued2021-01-14-
dc.identifier.citationCOELHO, Ieda Pantoja; PANTOJA, Natália Cristina de Carvalho; SANTOS, Thais Carneiro dos. Alfabetização em português de crianças surdas: uma proposta de intervenção no Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues (CRNDR). Orientadora: Martha Christina Ferreira Zoni do Nascimento. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1604. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1604-
dc.description.abstractThis article aims to analyze how the deaf child learns and if this happens with the TEACCH method, adapted to literacy in Portuguese as L2. For this, we discussed the teaching of LP as L2 for the deaf, and also the theme of literacy by literating the deaf subject. This discussion was based on authors such as Brito (1993), Quadros and Schmiedt (2006), Salles (2007), Fernandes (2006), Cagliari (2009), Soares (2018), Guttman (1993), Gesser (2009), Russian (2012). In terms of the research methodology, we defined the qualitative approach (MOITA LOPES, 1994) with an emphasis on the type of action research (ELIOT, 1990). Data collection took place using three different instruments (the questionnaire, observation sheets and activities, with the adaptation of the TEACCH method). This investigation showed that the effects of applying the TEACCH method are evident, since this has been shown to be effective in the teaching-learning relationship in LP on the deaf individual.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectMétodo TEACCHpt_BR
dc.titleAlfabetização em português de crianças surdas: uma proposta de intervenção no Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues (CRNDR)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigopt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Martha Christina Ferreira Zoni do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6080220601150647-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo geral analisar como a criança surda aprende e se aprende com o método TEACCH 5 adaptado para a alfabetização em português como L2. Para isso, discutimos o ensino de LP como L2 para surdos e discutimos também a temática alfabetizar letrando o sujeito surdo. Fundamentaram essa discussão os seguintes autores: Brito (1993), Quadros e Schmiedt (2006), Salles (2007), Fernandes (2006), Cagliari (2009), Soares (2018), Guttman (1993), Gesser (2009), Russo (2012). No plano da metodologia da pesquisa, delimitamos a abordagem qualitativa (MOITA LOPES, 1994) com ênfase no tipo de pesquisa-ação (ELIOT, 1990). A coleta de dados se deu por meio de três distintos instrumentos (o questionário, as fichas de observação, as atividades com a adaptação do método TEACCH). Essa investigação mostrou que os efeitos da aplicação do método TEACCH são evidentes, uma vez que o método adaptado se mostrou eficaz no processo de ensino-aprendizagem em LP do sujeito surdo.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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