Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1605
Título: O uso dos classificadores na literatura surda: uma metodologia de ensino da Libras
Autores: OLIVEIRA, Aislane Cristina Galvão de
COSTA, Maria do Socorro Machado
Orientador: SILVA, Douglas Komar
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6234554588978734
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Citação: OLIVEIRA, Aislane Cristina Galvão de; COSTA, Maria do Socorro Machado. O uso dos classificadores na literatura surda: uma metodologia de ensino da Libras. Orientador: Douglas Komar Silva. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1605. Acesso em: .
Resumo: O processo de escolarização de alunos surdos, considera alguns fatores a serem estudados, entre eles a forma como o aluno com surdez está sendo inserido no ambiente de ensino, como está sendo feito o acompanhamento pedagógico deste aluno, o método utilizado em sala de aula pelos educadores e a relação que ocorre no ambiente educacional. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar os Classificadores-CLs na Libras como proposta metodológica, ao professor de Língua Portuguesa-LP, a partir de uma estratégia didática visual, de forma recreativa com simplicidade e ludicidade no gênero literário fábula, que faz parte da Literatura Surda, visto que também promova a interação e inclusão. A pesquisa fundamenta-se em autores renomados que trazem traços gerais sobre o Processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo (LACERDA & SANTOS, 2013), Literatura Surda (MORGADO, 2011; KARNOPP, 2010) e CLs na Libras (PIMENTA, 2009; QUADROS, 2004; FELIPE, 2002). A metodologia adotada baseia-se na abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, para estabelecer os resultados a pesquisa transcorreu em uma sala de aula regular, na turma do 7º ano do ensino fundamental, composta por 26 alunos ouvintes e uma aluna surda, na Escola Joanira Del Castillo, localizada no município de Santana-AP. O período de observação, entrevista e aplicação de questionário ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2019. A execução do plano de ação em janeiro de 2020. A análise dos dados mostrou que uso dos CLs no gênero fábula, pode ser um recurso para ensino de Libras e um importante aliado para uma educação inclusiva e significativa, posto que favorece não apenas o processo de ensino-aprendizagem do aluno, bem como a interação com seu professor e seus colegas ouvintes.
Abstract: The schooling process of deaf students, considers some factors to be studied, among them the way the student with deafness is being inserted in the teaching environment, how the pedagogical monitoring of this student is being done, the method used in the classroom by the students. educators and the relationship that occurs in the educational environment. In view of this, the present study aimed to analyze the Classifiers-CLs in Libras as a methodological proposal, to the Portuguese Language Teacher-LP, from a visual didactic strategy, in a recreational way with simplicity and playfulness in the fabled literary genre, which is part of the Deaf Literature, since it also promotes interaction and inclusion. The research is based on renowned authors who bring general features about the teaching-learning process of deaf students (LACERDA & SANTOS, 2013), Deaf Literature (MORGADO, 2011; KARNOPP, 2010) and CLs in Libras (PIMENTA, 2009; QUADROS, 2004; FELIPE 2002). The adopted methodology is based on the qualitative research-action research approach, to establish the results the research took place in a regular classroom, in the 7th grade of elementary school, composed of 26 hearing students and a deaf student, at School Joanira Del Castillo, located in the municipality of Santana-AP. The period of observation, interview and questionnaire application took place in the months of November and December 2019. The action plan was implemented in January 2020. Data analysis showed that the use of CLs in the fable genre can be a teaching resource de Libras and an important ally for an inclusive and meaningful education, since it favors not only the student's teaching learning process, as well as the interaction with his teacher and his fellow listeners.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Surdos
Classificadores
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Letras - Português / Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_UsoClassificadoresLiteratura.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons