Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Marcelo Frankye Azevedo da-
dc.date.accessioned2024-09-03T12:29:03Z-
dc.date.available2024-09-03T12:29:03Z-
dc.date.issued03-11-2022-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Frankye Azevedo da. Uma sequência didática para o ensino de recorrências lineares homogêneas de segunda ordem, com coeficientes constantes, utilizando a metodologia da engenharia didática. Orientador: Guzman Eulálio Isla Chamilco. 44 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1618. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.issnSOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Orientador ou Orientadora: Nome por extenso; co-orientador (se houver). Ano de publicação. XX f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, Ano de defesa. Disponível em: . Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1618-
dc.description.abstractRESUMO EM OUTRO IDIOMA OPCIONAL E NÃO REPETITIVO – Inglês: Abstract (dc.description.abstract); Francês: Résumé (dc.description.resume); Espanhol: Resumen (dc.description.resumen); Italiano: Riassunto (dc.description.riassunto); Alemão: Zusammenfassung (dc.description.zusammenfassung); Resumo Indígena (dc.description.). Fonte: PDF/ Catálogo Teses Capes This work systematically presents the use of a didactic sequence, based on the methodology of didactic engineering, in the teaching of recursively defined sequences, recurrences, especially those of the linear, homogeneous, second order type with constant coefficients for students in the first year of high school, and the application was developed at a suggestively appropriate time, after or in line with the students' contact with the teaching of arithmetic and geometric progressions, content that is already part of the mathematics teaching curriculum for this grade. In this work, concepts related to the methodology of didactic engineering are presented, such as conception and a priori analyses, experimentation, a posteriori analysis and validation, as well as data related to the application of these concepts in the teaching of recurrences. The work brings an analysis based on graphics on the answers presented by the students during the execution of a questionnaire that was answered during and after the experimentation of the proposed didactic sequence, in which this questionnaire has the objective of a self-evaluation of each student about their learning, of the concepts presented in the classroom about recurrences. The results obtained and presented in this work, with the analysis of graphs and the perception of the development and understanding of the students on the subject, prove to be positive and satisfactory, since it was understood that a greater number of students were successful in understanding the theoretical part about recurrences and most understood the resolution of the proposed exercisespt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.titleUma sequência didática para o ensino de recorrências lineares homogêneas de segunda ordem, com coeficientes constantes, utilizando a metodologia da engenharia didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2355099002300745-
dc.contributor.advisor1ISLA CHAMILCO, Guzmán Eulalio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2831258741784840-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta de forma sistemática a utilização de uma sequência didática, baseada na metodologia da engenharia didática, no ensino de sequências definidas recursivamente, recorrências, em especial as do tipo linear, homogênea, de segunda ordem com coeficientes constantes à alunos da primeira série do ensino médio, sendo desenvolvido a aplicação no momento sugestivamente adequado, após ou alinhado ao contato dos alunos com o ensino de progressões aritméticas e geométricas, conteúdo este que já faz parte do currículo de ensino de matemática para esta série. Neste trabalho são apresentados os conceitos relacionados a metodologia da engenharia didática como fundamentalmente concepção e análises à priori, experimentação, análise à posteriori e validação, assim como são apresentados os dados relacionados a aplicação destes conceitos no ensino de recorrências. O trabalho traz a uma análise baseada em gráficos sobre as respostas apresentadas pelos alunos durante a execução de um questionário que fora respondido durante e após a experimentação da sequência didática proposta, na qual este questionário tem o objetivo uma autoavaliação de cada aluno sobre sua aprendizagem, dos conceitos apresentados em sala de aula sobre recorrências. Os resultados obtidos e apresentados neste trabalho, com a análise de gráficos e a percepção do desenvolvimento e entendimentos dos alunos sobre o tema, mostram se positivos e satisfatórios, pois compreendeu se que parcela maior dos alunos tiveram êxito na compreensão da parte teórica sobre recorrências e em maioria compreenderam a resolução dos exercícios propostospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.affiliationSEED - Secretaria de Educação do Estado do Amapá-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2574-559X-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação-
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)-
dc.languagePortuguês-
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SequenciaDidaticaEnsino.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons