Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Lindeval Luiz Caldas da-
dc.date.accessioned2024-09-03T12:29:57Z-
dc.date.available2024-09-03T12:29:57Z-
dc.date.issued10-11-2022-
dc.identifier.citationSILVA, Lindeval Luiz Caldas da. A importância da matemática financeira na educação de jovens e adultos: um estudo de caso com os alunos do ensino médio da EJA em uma escola pública no município de Santana-AP. Orientador: Erasmo Senger. 2022. 50 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1621. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.issnSOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Orientador ou Orientadora: Nome por extenso; co-orientador (se houver). Ano de publicação. XX f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, Ano de defesa. Disponível em: . Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1621-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the importance of Financial Education within a public school in the municipality of Santana-AP with students of Youth and Adult Education (EJA). The education of young people and adults in accordance with the Law of Guidelines and Bases of Education – LDB, Law 9.394/96, is a modality of basic education aimed at young people and adults who did not complete their studies in Elementary and High School during the regular period. The main objective of this research is to carry out a study on the approach to the subjects of Financial Mathematics and Financial Education in EJA. The importance of Mathematics in EJA is based on the assumption that learning it is a basic right for all and na individual and social need for men and women, and that calculating, measuring, reasoning, arguing, statistically treating information, among others, are skills necessary for the exercise of citizenship. The research methodology is a qualitative approach as it analyzes and interprets deeper aspects, describing the complexity of human behavior and even providing more detailed analyzes of investigations, attitudes and behavioral trends. The acceptance rates for the work were quite satisfactory, considering that more than 95% of the students found matters of financial mathematics important for their lives and society. The construction of this work allowed the professor spectacular experiences and a thorough study of the subjects taught in the relentless search for more knowledgept_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.titleA importância da matemática financeira na educação de jovens e adultos: um estudo de caso com os alunos do ensino médio da EJA em uma escola pública no município de Santana-APpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1SENGER, Erasmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2034960354513605-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por finalidade discutir a importância da Educação Financeira dentro de uma escola pública no município de Santana-AP com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A educação de pessoas jovens e adultas de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei 9.394/96, é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não concluíram os estudos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio durante o período dito regular. O objetivo principal desta pesquisa é realizar um estudo sobre a abordagem dos assuntos de Matemática Financeira e Educação Financeira na EJA. A importância da Matemática na EJA parte do pressuposto de que aprendê-la é um direito básico de todos e uma necessidade individual e social de homens e mulheres, e que calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informações estatisticamente, dentre outros, são habilidades necessárias para o exercício da cidadania. A metodologia da pesquisa é uma abordagem qualitativa pois nos analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano e ainda fornecendo análises mais detalhadas sobre as investigações, atitudes e tendências de comportamento. Os índices de aceitação do trabalho foram bastante satisfatórios tendo em vista que mais de 95% dos alunos acharam importantes os assuntos de matemática financeira para as suas vidas e da sociedade. A construção deste trabalho possibilitou ao professor experiências espetaculares e um estudo minucioso acerca dos assuntos ministrados na busca incessante por mais conhecimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.affiliationSEED - Secretaria de Educação do Estado do Amapá-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8464-5863-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação-
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)-
dc.languagePortuguês-
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ImportanciaMatematicaFinanceira.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons