Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1772
Título: | TDIC e Educação: reflexões sobre as pesquisas produzidas na ANPEd no período 2018-2022 |
Autores: | SILVEIRA, Daniele Baía COSTA, Luiz Gustavo da Silva |
Orientador: | SILVA, Benilda Miranda Veloso |
Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2806246270149753 |
Tipo de Documento: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Citação: | SILVEIRA, Daniele Baía; COSTA, Luiz Gustavo da Silva. TDIC e Educação: reflexões sobre as pesquisas produzidas na ANPEd no período 2018-2022. Orientadora: Benilda Miranda Veloso Silva. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em:http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1772 . Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho objetiva descrever o panorama das produções científico-acadêmicas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e educação nas publicações das reuniões nacionais, regional norte e Revista Brasileira de Educação hospedadas no sítio eletrônico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no período de 2018 a 2022. A pesquisa se justifica pela necessidade de entender como a comunidade científica reproduz os anseios sociais através de publicações voltadas para o uso das TDIC na Educação brasileira. O sítio eletrônico da ANPEd foi escolhido por se tratar de um locus virtual privilegiado pelo fato de abrigar trabalhos de pesquisadores de várias regiões brasileiras congregando diferentes perspectivas e mesclando métodos, correntes e cosmovisões distintas sobre práticas docentes. Metodologicamente, a pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica e se caracteriza como uma abordagem qualitativa do tipo descritiva que utiliza como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica organizada como revisão da literatura. Os resultados apontam que foram encontrados 31 no período escrutinado demonstrando que havia muito interesse nas pesquisas dentro desse período em entender a relação das tecnologias com a Educação. Conclui-se que mesmo antes da Pandemia de COVID-19, os investigadores tentavam discutir sobre práticas pedagógicas bem sucedidas na apropriação e uso das TDIC fato que se intensificou com a disseminação da COVID-19 a partir de 2020 direcionando os debates acadêmicos registrados nos anais dos eventos da ANPEd e na RBE para a discussão sobre o os impactos da COVID-19 e do Ensino Remoto Emergencial nos processos de ensino e aprendizagem. |
Palavras-chave: | Ensino Superior Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
Área do conhecimento: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Editor: | UNIFAP - Universidade Federal do Amapá |
País da Instituição: | Brasil |
Fonte do Documento: | Via SIPAC |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_TDICEducacaoReflexoes.pdf | 364,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons