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dc.creatorMORAIS, Leila do Socorro da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-18T18:20:07Z-
dc.date.available2025-07-18T18:20:07Z-
dc.date.issued2018-09-27-
dc.identifier.citationMORAIS , Leila do Socorro da Silva. Sistema de avaliação por competências: desempenho dos acadêmicos do curso de Enfermagem. Orientadora: Maria Izabel Tentes Côrtes. 2018. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1829. Acesso em: .pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1829-
dc.description.abstractThe Objective Structural Clinical Examination (OSCE - Structured Objective Clinical Examination) is a methodology for assessing clinical competences, which has been used worldwide since 1970 after being described by Harden, while in Brazil its use is more recent. However, studies evaluating its effectiveness and acceptability among students are still scarce. This research aimed to collaborate in the production of data that can support the efficiency of the model in question through the description and analysis of qualitative and quantitative aspects. In order to achieve these results, the general objective was to investigate the nursing student's perception of the OSCE in the 9th semester in academic training and the teachers' view through a focus group. With a quantitative and qualitative approach, the evaluation describes statistically, using SPSS version 21.0, and in the focus group the data and analyzes were through the method recommended by Bardin, bipolarizing the subcategories in positive and negative aspects and sometimes neutral, with six most prevalent themes for the possibility of implementing the evaluation system. A semi-structured questionnaire was used, using the Linkert scale, answered by 24 students. The answers were categorized and frequented, in such a way that the main results were reached: With strongly disagree on average of 2.69%, disagree 10.36%, uncertain 10.41%, agree 46.43% and in the end strongly agree 33.75%. It is partially concluded that the OSCE can be used as an evaluation practice, and can contribute to the academic training and learning of undergraduate nursing students, with the possibility, therefore, of changes in the evaluation system.pt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectExame Clínico Objetivo Estruturado (OSCEpt_BR
dc.subjectMétodos de avaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação de competências clínicaspt_BR
dc.titleSistema de avaliação por competências: desempenho dos acadêmicos do curso de Enfermagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1CORTES, Maria Izabel Tentes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3913689546568227-
dc.description.resumoO Objective Structural Clinical Examination (OSCE- Exame Clínico Objetivo Estruturado) é uma metodologia de avaliação de competências clínicas, que vem sendo utilizada mundialmente desde 1970 após ter sido descrita por Harden, enquanto no Brasil o seu uso é mais recente. Porém, estudos avaliando a sua eficácia e aceitabilidade entre os estudantes ainda são escassos. Esta pesquisa teve por escopo colaborar na produção de dados que possam fundamentar a eficiência do modelo em pauta por meio da descrição e análise de aspectos qualitativos e quantitativos. Para alcançar tais resultados, traçou-se como objetivo geral, investigar a percepção do discente de enfermagem sobre o OSCE no 9º semestre na formação acadêmica e da visão dos docentes através de um grupo focal. Com uma abordagem quantitativa e qualitativa, a avaliação descreve estatisticamente, utilizando SPSS versão 21.0, sendo que no grupo focal os dados e as análises foram através do método preconizado por Bardin, bipolarizando as subcategorias em aspectos positivos e negativos e às vezes neutros, havendo seis temas mais prevalentes para a possibilidade de implantação do sistema de avaliação. Fora empregado um questionário semi-estruturado, utilizando a escala Linkert, respondidas por 24 estudantes. As respostas foram categorizadas e freqüenciada, de tal forma que se chegou aos principais resultados: Com discordo fortemente em média de 2,69%, discordo 10,36%, incerto 10,41%, concordo 46,43% e ao final concordo fortemente 33,75%. Conclui-se parcialmente, que o OSCE poderá ser utilizado como prática de avaliação, e poderá contribuir na formação acadêmica e aprendizado dos alunos da graduação de enfermagem, havendo, portanto possibilidade de ocorrer mudanças no sistema de avaliação.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS

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