Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Idelson Maciel-
dc.date.accessioned2025-07-18T18:58:01Z-
dc.date.available2025-07-18T18:58:01Z-
dc.date.issued2022-04-19-
dc.identifier.citationFERREIRA, Idelson Maciel. Do altar à escola: a atuação da Igreja Católica no campo educacional amapaense (1903-1956). Orientador: Sidney da Silva Lobato. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1831. Acesso em: .pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1831-
dc.description.abstractThis study addresses the role of the Catholic Church in the field of Education from a historical perspective. The research focuses on the area that today corresponds to the state of Amapá and has the period from 1903 to 1956 as a chronological cut. The focus is on the ways in which two religious entities – the Congregation of Missionaries of the Holy Family and the Pontifical Institute of Foreign Missions –, in conjunction with the State, contributed to consolidating the school form of education in the lands of Amapá. Our research has the following objectives: 1) to identify the interests that led the clergy to invest, in cooperation with the State, in expanding the field of school education in Amapá, during the period studied; 2) to characterize agents, strategies and instruments that were mobilized in this investment. Starting from the expanded conception of State, by Antonio Gramsci, we examined Livro do Tombo, newspaper articles and writings by Church chroniclers, in order to achieve the goals of the investigation. The main inferences from the research are: 1) the priests invested in school education in Amapá because they saw in it an effective means of effecting its intention to romanize (create an experience of faith adjusted to Catholic orthodoxy) the local society; 2) the clergy mobilized, with the support of the ruling class, religious (priests and nuns), catechists and teachers in carrying out desobrigas, catechesis and religious celebrations within the school space, thus creating a genuflected school, that is, one that in which teaching explicitly takes on a confessional form.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectIgreja católica - Educação escolarpt_BR
dc.subjectRomanização - Amapápt_BR
dc.titleDo altar à escola: a atuação da Igreja Católica no campo educacional amapaense (1903-1956)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.contributor.advisor1LOBATO, Sidney da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7693675785742150-
dc.description.resumoEste estudo aborda a atuação da Igreja Católica no campo da Educação em perspectiva histórica. A pesquisa enfoca a área que corresponde hoje ao estado do Amapá, e tem como recorte cronológico o período de 1903 a 1956. O foco da pesquisa recai sobre os modos como duas entidades religiosas – a Congregação Missionários da Sagrada Família e o Pontifício Instituto das Missões Exteriores –, em articulação com o Estado, contribuíram para consolidar a forma escolar de educação nas terras amapaenses. Nossa pesquisa tem os seguintes objetivos: 1) identificar os interesses que levaram o clero a investir, em cooperação com o Estado, na ampliação do campo da educação escolar no Amapá, durante o período estudado; 2) caracterizar agentes, estratégias e instrumentos que foram mobilizados nesse investimento. Partindo da concepção ampliada de Estado, de Antonio Gramsci, examinamos o Livro do Tombo, além de artigos de jornais e escritos de cronistas da Igreja, a fim de atingir as metas da investigação. As principais inferências da pesquisa são: 1) a Igreja investiu na educação escolar amapaense por ver nela um meio eficaz de efetivar seu intento de romanizar (criar uma vivência da fé ajustada à ortodoxia católica) a sociedade local; 2) o clero mobilizou, com o apoio da classe dirigente, religiosos (padres e freiras), catequistas e professores na realização de desobrigas, catequeses e celebrações religiosas no interior do espaço escolar, criando, assim, uma escola genuflexada, ou seja, aquela em que o ensino explicitamente ganha a forma confessional.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2357-3667-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AltarEscolaAtuacao.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons