Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1853
Título: Trajetória e memórias: o envolvimento do eu - professora com as vivências entre as artes cênicas e a educação inclusiva
Autores: BARRETO, Dilma Terezinha da Silva
Orientador: CARVALHO, Adélia Aparecida da Silva
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5077795863630057
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Citação: BARRETO, Dilma Terezinha da Silva. Trajetória e memórias: O envolvimento do eu - professora com as vivências entre as artes cênicas e a educação inclusiva. Orientadora: Adélia Aparecida da Silva Carvalho. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Teatrais) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1853. Acesso em: .
Resumo: O presente artigo pretende através de uma proposta de escrita de si apresentar a minha trajetória a partir do envolvimento do eu -professora e as vivências entre as artes cênicas e a educação inclusiva. Acesso minhas memórias através da prática das minhas “escrevivências” inspirada no conceito cunhado por Conceição Evaristo. O objetivo desse trabalho é analisar as experiências das aulas de artes no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, percebendo as transformações pedagógicas e metodológicas no fazer educacional a partir da relação com as minhas experiências artísticas e formativas. Assim, compartilho memórias de vida pessoal, social e profissional das questões que me atravessam enquanto mulher negra, artista e professora e se entrelaçam com outras histórias potencializando a coletividade e processos das práticas teatrais aprendidas no curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos na Universidade Federal do Amapá. Este estudo trará contribuições relevantes no âmbito de experiências e práticas de atividades teatrais em contexto social atual.
Abstract: This article intends, through a proposal of self-writing, to present my trajectory from the involvement of the self-teacher and the experiences between the performing arts and inclusive education. I access my memories through the practice of my “writings” inspired by the concept coined by Conceição Evaristo. The objective of this work is to analyze the experiences of the arts classes at the Raimundo Nonato Dias Rodrigues Educational Center, realizing the pedagogical and methodological transformations in the educational practice from the relationship with my artistic and formative experiences. Thus, I share memories of personal, social and professional life of the issues that cross me as a black woman, artist and teacher and intertwine with other stories, enhancing the collectivity and processes of theatrical practices learned in the Specialization course in Contemporary Theater Studies at the Federal University of Amapa. This study will bring relevant contributions within the scope of experiences and practices of theatrical activities in the current social context.
Palavras-chave: Escrevivência
Educação inclusiva
Artes cênicas
Mulher negra
Área do conhecimento: CNPQ: LINGUISTICA, ARTES E LETRAS::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Especialização em Estudos Teatrais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCE_TrajetoriaMemoriasEnvolvimento.pdf321,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons