Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Jose Celson de Almeida-
dc.date.accessioned2025-08-04T17:59:45Z-
dc.date.available2025-08-04T17:59:45Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUZA, Jose Celson de Almeida. Energia solar fotovoltaica no ensino médio: análise de custo-benefício e aplicação de sequência didática. Orientador: Victor Montero Del Águila. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1855. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1855-
dc.description.abstractThis work analyzes the application of an investigative didactic proposal that integrates theory and practice in teaching the photoelectric effect and photovoltaic solar energy, aimed at students in the 3rd year of high school. The research is based on the assumption that the articulation between theoretical knowledge, real context and experimentation promotes more meaningful and critical learning. The methodology included the application of a diagnostic questionnaire, the execution of a sequence of classes using simulators, videos and debates, and an empirical investigation with residents of Macapá who use photovoltaic energy. The data indicated lack of prior knowledge about the photoelectric effect, but high receptivity of students to practical activities. The economic analysis of residential photovoltaic systems revealed an average return on investment time of 3.6 years. The approach contributed to the development of critical thinking, intellectual autonomy and understanding of the social relevance of Physics, reinforcing the importance of active methodologies in teaching Natural Sciences.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectFísica (Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectExperimentos didáticospt_BR
dc.subjectGeração de energia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.titleEnergia solar fotovoltaica no ensino médio: análise de custo-benefício e aplicação de sequência didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1DEL AGUILA, Victor Montero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505020953039541-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a aplicação de uma proposta didática investigativa que integra teoria e prática no ensino do efeito fotoelétrico e da energia solar fotovoltaica, voltada para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa parte do pressuposto de que a articulação entre conhecimento teórico, contexto real e experimentação promove uma aprendizagem mais significativa e crítica. A metodologia incluiu a aplicação de um questionário diagnóstico, a execução de uma sequência de aulas com uso de simuladores, vídeos e debates, e uma investigação empírica com moradores de Macapá que utilizam energia fotovoltaica. Os dados indicaram desconhecimento prévio sobre o efeito fotoelétrico, mas alta receptividade dos alunos às atividades práticas. A análise econômica dos sistemas fotovoltaicos residenciais revelou um tempo médio de retorno do investimento de 3,6 anos. A abordagem contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia intelectual e da compreensão da relevância social da Física, reforçando a importância de metodologias ativas no ensino de Ciências da Natureza.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCE_EnergiaSolarFotovoltaica.pdf999,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons