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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMAIA, Fernando Lucas Ferreira-
dc.creatorVILHENA, Jessica Eduarda Dias-
dc.creatorSOUSA, Marlon de Lemos de-
dc.date.accessioned2025-08-05T18:07:59Z-
dc.date.available2025-08-05T18:07:59Z-
dc.date.issued2025-04-25-
dc.identifier.citationMAIA, Fernando Lucas Ferreira; VILHENA, Jessica Eduarda Dias; SOUSA, Marlon de Lemos de. Estratégias pedagógicas para aprendizagem de alunos em Transtorno do Espectro Autista no 1° ano do ensino fundamental. Orientadora: Diana Regina dos Santos Alves. 2025. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1860. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1860-
dc.description.abstractThe aim of this final paper is to analyze the pedagogical strategies used to promote the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the first year of elementary school in a public school in the municipality of Macapá. With the increasing enrollment of autistic students in schools, understanding and adapting educational practices becomes essential to ensure inclusive and effective teaching. The methodology adopted was collaborative research, divided into three stages: observation, planning, and collaborative intervention. During the process, pedagogical practices were observed, and adapted activities were developed considering the individual needs of students with ASD. In addition, the guide “Pedagogical Guide to the Paths of Inclusion: an introduction to autism for educators” was designed as a support tool, offering practical guidance and initial pedagogical strategies to facilitate the inclusion and learning of these students in everyday school life.. The results showed that the use of visual, sensory, and playful resources promotes inclusion and the cognitive and social development of these students. The study also highlighted the importance of continuous teacher training and the creation of more accessible and welcoming learning environments.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEstratégias pedagógicas para aprendizagem de alunos em Transtorno do Espectro Autista no 1° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Diana Regina dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792094982597839-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas utilizadas para promover a aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública no município de Macapá. Com o crescente aumento de matrículas de alunos autistas nas escolas, compreender e adaptar práticas educacionais se torna essencial para garantir um ensino inclusivo e eficaz. A metodologia adotada foi a pesquisa colaborativa, dividida em três etapas: observação, planejamento e intervenção colaborativa. Durante o processo, foram observadas práticas pedagógicas e desenvolvidas atividades adaptadas que consideraram as necessidades individuais dos alunos com TEA. Além disso, o "Guia pedagógico caminhos da inclusão: introdução sobre o autismo para educadores" foi pensada como ferramenta de apoio, a oferecer orientações práticas e estratégias pedagógicas iniciais para facilitar a inclusão e o aprendizado desses alunos no cotidiano escolar. Os resultados evidenciaram que o uso de recursos visuais, sensoriais e atividades lúdicas favorece a inclusão e o desenvolvimento cognitivo e social desses alunos. O estudo também destacou a importância da Formação Continuada de professores e da criação de ambientes de aprendizagem mais acessíveis e acolhedores.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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