Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Ingridy Aragão-
dc.creatorALMEIDA, Sarah Raquel Martins de-
dc.creatorVAZ, Thaís Furtado-
dc.date.accessioned2025-08-05T18:26:58Z-
dc.date.available2025-08-05T18:26:58Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.citationALVES, Ingridy Aragão; ALMEIDA, Sarah Raquel Martins de; VAZ, Thaís Furtado. As condições de trabalho em narrativas de professores dos anos iniciais: refletindo sobre o bem-estar e as influências no fazer pedagógico. Orientadora: Diana Regina dos Santos Alves. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1861. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1861-
dc.description.abstractThis paper analyzes the narratives of elementary school teachers from three public schools located in Amapá and Pará, presenting an overview of the conditions of pedagogical work based on the descriptors of teacher well-being and malaise. Thus, the question was: How is the condition of well-being of pedagogical work in school constituted in the narratives of teachers who work in the elementary school? The study revealed that professional satisfaction in teaching is one of the aspects belonging to teacher well-being, together with the motivation and satisfaction of teachers in the exercise of their functions. Good relationships at work, recognition of work and adequate organizational structure stand out. Regarding teacher malaise, the following was collected: the transformations at the end of the 20th century, the deepening of teaching work and the lack of improvement in training, low salaries, deviation and accumulation of functions; too many students in a single classroom; school management and lack of structure. The results obtained in the interviews with the three teachers point to deep seated difficulties and almost nonexistent teacher well-being in the context of Elementary Education. The shortcomings pointed out by the educators reveal an organizational nature that devalues teaching professionals and does not offer health support or minimally adequate school structure, contributing to the worsening of the teaching profession and, therefore, the provision of quality education, despite the resistance and dedication of teachers in the face of challenges.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectCondições do Trabalho Docente - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleAs condições de trabalho em narrativas de professores dos anos iniciais: refletindo sobre o bem-estar e as influências no fazer pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Diana Regina dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792094982597839-
dc.description.resumoEste trabalho analisa as narrativas de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 3 escolas públicas situadas no Amapá e Pará, apresentando o panorama das condições do trabalho docente a partir dos descritores de bem-estar e mal-estar docente. Assim, indagou-se: Como se constitui a condição de bem-estar no trabalho docente em narrativas de professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Revelou-se, no estudo, que a satisfação profissional em educar é um dos aspectos pertencentes ao bem-estar docente, somada a motivação e satisfação dos docentes no exercício de suas funções. Relações boas no trabalho, reconhecimento do trabalho e estrutura organizacional adequada se destacam. Em relação ao mal-estar docente, coletou-se o seguinte: As transformações no final do século XX, o aprofundamento do trabalho docente e a falta de aprimoramento na formação, o baixo salário, desvio e acúmulo de funções; muitos alunos em uma única sala de aula; gestão escolar e falta de estrutura. Os resultados obtidos na entrevista com os 3 professores apontam para dificuldades aprofundadas e bem-estar docente quase em sua totalidade inexistente em contexto do Ensino Fundamental. As carências apontadas pelos educadores revelam uma natureza organizacional que desvaloriza os profissionais docentes e não oferece apoio à saúde, nem estrutura escolar minimamente adequada, contribuindo para o agravamento da profissão docente e, diante disso, da oferta de uma educação de qualidade, apesar da resistência e dedicação dos professores diante dos desafios.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CondicoesTrabalhoNarrativas.pdf891,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons