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Título: Correlação entre sinistros de trânsito e parâmetros geométricos de rodovias. Estudo de caso: rodovia BR-156 - tronco Norte
Autores: GALVÃO, João Vitor Barbosa
Orientador: OLIVEIRA, Adenilson Costa de
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2745252559386566
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: GALVÃO, João Vitor Barbosa. Correlação entre sinistros de trânsito e parâmetros geométricos de rodovias. Estudo de caso: rodovia BR-156 - tronco Norte. Orientador: Adenilson Costa de Oliveira. 2024. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1875. Acesso em: .
Resumo: Os acidentes de trânsito representam um dos maiores desafios para a saúde pública e a segurança viária global. As chamadas "curvas da morte", termo popularmente utilizado para descrever curvas horizontais com alta incidência de acidentes fatais, são um reflexo desse problema, muitas vezes decorrente de projetos de engenharia mal planejados ou executados. Essas falhas resultam em consequências severas tanto para a saúde das pessoas envolvidas quanto para a sociedade em geral. Um exemplo dessa realidade é a BR-156, uma das principais vias de acesso para a maioria dos municípios do estado do Amapá, cuja infraestrutura está incompleta, com trechos pavimentados e outros ainda em condições precárias. Diante desse cenário, esta pesquisa visa investigar a correlação entre os parâmetros geométricos do alinhamento rodoviário e os sinistros de trânsito, com foco no tronco norte da BR-156. O estudo foi realizado através de uma análise aprofundada do alinhamento planimétrico da rodovia no software Autodesk Civil 3D, com a modelagem do alinhamento dos segmentos mais críticos, visando identificar os elementos da pista que não atendem às normas. Além disso, foram analisados os relatórios de acidentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para correlacionar os sinistros registrados com possíveis falhas geométricas da pista, destacando o impacto do alinhamento viário na segurança rodoviária. Tal análise foi essencial para a identificação de Tartarugalzinho como o município com a maior taxa de gravidade de acidentes, inclusive, detectando os pontos onde o alinhamento horizontal é diretamente responsável pela ocorrência dos sinistros.
Abstract: Traffic accidents represent one of the greatest challenges to public health and road safety globally. The so-called "curvas da morte" (death curves), a term popularly used to describe horizontal curves with a high incidence of fatal accidents, reflect this issue, often resulting from poorly planned or executed engineering projects. These failures lead to severe consequences for both the health of those involved and society. An example of this reality is BR-156, one of the main access roads for most municipalities in the state of Amapá, whose infrastructure is incomplete, with some paved sections and others still in poor condition. In this context, this research aims to investigate the correlation between the geometric parameters of road alignment and traffic accidents, focusing on the northern trunk of BR-156. The study was carried out through an in depth analysis of the planimetric alignment of the highway using Autodesk Civil 3D software, modeling the alignment of the most critical segments to identify road elements that do not comply with norms. In addition, accident reports from the PRF (“Polícia Rodoviária Federal”) were analyzed to correlate the recorded incidents with possible geometric failures of the roadway, highlighting the impact of road alignment on traffic safety. This analysis was crucial for identifying Tartarugalzinho as the municipality with the highest severity rate of accidents, even detecting the points where horizontal alignment is directly responsible for the occurrence of these incidents.
Palavras-chave: Infraestrutura rodoviária - BR-156
Parâmetros geométricos - BR-156
Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Autodesk Civil 3D (Software)
Área do conhecimento: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS; PROJETO E CONSTRUCAO
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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