Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/247
Título: A recepção filosófica para a constituição de leitores: um estudo de caso com alunos em escola do Oiapoque em gêneros literários
Autores: MENEZES, Maria Bernadete de Sousa
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8076348129181187
Orientador: SANTOS, José Carlos Cariacás Romão
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0031719315013253
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Citação: MENEZES, Maria Bernadete de Sousa. A recepção filosófica para a constituição de leitores: um estudo de caso com alunos em escola do Oiapoque em gêneros literários. Orientador: José Carlos Cariacás Romão Santos. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Santana, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/247. Acesso em:.
Resumo: A habilidade de leitura é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. A partir da necessidade de metodologias e prática da leitura do texto artístico junto a educando do ensino médio na Escola Estadual Joaquim Nabuco, este artigo objetiva conscientizar o educando da importância da leitura literária para sua formação humanística e atender à promoção da emancipação e ampliação de seu universo social e cultural. Sua elaboração segue as orientações da pesquisa quantitativa, cuja concepção teórica se refere ao ensino da literatura voltada para o entorno sócio-político-cultural do leitor. Assim a Literatura, no sentido de texto e na qualidade de arte, não tem compromisso com a vontade das pessoas, mas mostra o que, de fato, acontece na vida, ainda que isso desagrade. Eis o motivo pelo qual o indivíduo que não lê ou que lê de modo raso, ficando na superficialidade da leitura, está sujeito à manipulação social, cultural, política e ideológica. E que no meio social, os alunos pesquisados, dizem que a Filosofia pode facilitar a entrada dos concluintes do Ensino Médio ao cenário da vida. O resultado deste instrumento diagnóstico surpreendeu do ponto de vista do contexto pesquisado, pois a maioria dos alunos respondeu que a Filosofia e a Literatura são aliadas, possibilita conciliar ou realizar seus sonhos acadêmicos, após a conclusão do Ensino Médio, acreditando que o foco deles, principalmente é o Exame Nacional do Ensino Médio, tanto a Filosofia como Literatura surge como objetos de aprendizagem, inclusive como meio de compreender o meio como vive.
Abstract: Reading skills are essential and supports the study of other areas of knowledge. From the need for methodologies and practice reading the artistic text from the student's high school in the State School Joaquim Nabuco, this article aims to educate the student the importance of literary reading for his humanistic training and meet the promotion of emancipation and expansion of its social and cultural universe. Its development follows the guidelines of quantitative research whose theoretical conception refers to the teaching of literature dedicated to the socio-political and cultural environment of the reader. Thus the literature, to text and quality of art has no commitment to the will of the people, but shows what actually happens in life, even if it displeases. This is the reason why the individual who does not read or reads shallow way, getting the superficiality of reading, is subject to handling social, cultural, political and ideological. And in the social environment, the students surveyed, say that philosophy can facilitate the entry of graduates of high school to the stage of life. The result of this diagnostic tool surprised the point of view of the studied context because most students answered that philosophy and literature are combined, enables reconcile or achieve their academic dreams, after completion of high school, believing that their focus, mainly is the National Secondary Education Examination, both Philosophy and Literature arises as learning objects, including as a means to understand the environment he lives.
Palavras-chave: Literatura
Leitor
Textos filosóficos
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCE_RecepcaoFilosoficaConstituicao.pdf304,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons