Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/251
Título: Filosofia e literatura: considerações sobre “O Escravo do Governador” de Serge Patient à luz das perspectivas existencialista e hermenêutica
Autores: FERREIRA, Josiane da Silva
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2887037890822950
Orientador: SILVA, Antonio Almeida Rodrigues da
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6452905064843468
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Citação: FERREIRA, Josiane da Silva. Filosofia e literatura: considerações sobre “O Escravo do Governador” de Serge Patient à luz das perspectivas existencialista e hermenêutica. Orientador: Antonio Almeida Rodrigues da Silva. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Santana, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/251. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa busca investigar a relação entre Filosofia e Literatura. A partir da visão de aspectos do existencialismo e da hermenêutica a respeito da existência e aspectos do indivíduo quanto ser-no-mundo, propõe-se neste trabalho relacionar as duas vertentes citadas de forma a demonstrar que estão diretamente ligadas, sem nenhum nível de hierarquia entre elas. Contribuindo especificamente para que essa concepção conduza o desenvolvimento de análises relacionadas ao tema proporcionando um maior conhecimento aos que têm interesse sobre o mesmo. Dessa forma, busca-se também uma análise no que condiz à importância da interdicisplinaridade das duas em sala de aula no contexto do Ensino Médio. Toda a pesquisa referente ao nível teórico e de análise se baseia em autores como Sartre, Heidegger, que buscam a necessidade de uma visão mais ampla sobre o estudo relacionando filosofia e literatura, e Nunes, que influenciado por eles, é um exemplo de críticos sobre essa análise. Tomando o livro “O Escravo do Governador”, do escritor guianense Serge Patient, como base, pretende-se realizar uma análise centrada no âmbito filosófico, utilizando-se dos autores citados, e a partir de aspectos literários e filosóficos, propõe-se elencar aspectos das correntes presentes no romance, evidenciando o protagonista, D’Chimbo.
Palavras-chave: Literatura
Filosofia
Existencialismo
Hermenêutica
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCE_FilosofiaLiteraturaConsideracoes.pdf397,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons