Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOBATO, Graça Cristina Tavares-
dc.date.accessioned2020-02-10T11:46:35Z-
dc.date.available2020-02-10T11:46:35Z-
dc.date.issued31-08-2019-
dc.identifier.citationLOBATO, Graça Cristina Tavares. Percepção de estudantes de ensino médio de três escolas do município de Mazagão – Amapá, sobre zoonoses transmitidas pelo consumo de produtos e derivados de bovinos e bubalinos. Orientadora: Elizabeth Machado Barbosa. Coorientador: Marcelo dos Anjos Ferreira. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/332. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/332-
dc.description.abstractTuberculosis and Brucellosis are zoonotic pathologies and have permanent development in vertebrate animals and humans, which are closely related to environmental and public health issues, when inserted in the herds represent major economic damage to cattle and buffalo cattle and human health. As this is an important issue, there was a requirement to conduct a survey to know the perception of high school students from three public schools in Mazagão city about these diseases and the possible risks regarding the fresh food consumption from infected animals. The study was conducted through a semi-structured questionnaire with 11 closed questions on the theme zoonosis, and was applied to 196 students attending the 1st, 2nd and 3rd year of high school. The analysis of the obtained data was performed through the Anova Test two criteria, being performed the comparison of means through the Tukey test. It was observed that 12,88% of the students affirmed to know or to have heard about the term zoonosis, evidencing the significant ignorance of the students in relation to the term, fact that can be related to the lack of the approach of the theme in the school environment that obtained only 16,20% However, 85,67% of the students associated the term with the concept correctly. It was also concluded that 97,69% of the students are concerned about the food hygiene, but 45,22% affirm that they consume underdone meat, 60,20% the fresh milk and 84,37% the consumption of cheese and milk derivatives. The consumption of fresh products can be justified by the lack of knowledge regarding the origin and quality of the product, habits can be considered as a risk factor for public health. This paper presents an approach to zoonoses in public schools and the data suggest that issues involving this theme are important in an attempt to minimize problems related to public health, because many zoonotic diseases, including brucellosis and tuberculosis disease are directly related to the ingestion of contaminated foodpt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação sanitáriapt_BR
dc.subjectBrucelose em animaispt_BR
dc.subjectTuberculose em animaispt_BR
dc.subjectAlimentos de origem animalpt_BR
dc.titlePercepção de estudantes de ensino médio de três escolas do município de Mazagão – Amapá, sobre zoonoses transmitidas pelo consumo de produtos e derivados de bovinos e bubalinospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Elizabeth Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0218115498772722-
dc.contributor.advisor1-co1FERREIRA, Marcelo dos Anjos-
dc.contributor.advisor1-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232004360941231-
dc.description.resumoA Tuberculose e a Brucelose são patologias de caráter zoonótico e desenvolvimento permanente em animais vertebrados e seres humanos, que se configuram intimamente relacionadas às questões ambientais e de saúde pública, pois quando inseridas nos rebanhos representam grandes prejuízos econômicos a pecuária bovina e bubalina e a saúde humana. Por se tratar de um assunto importante, houve a necessidade de se realizar um levantamento para conhecer a percepção de estudantes de ensino médio de três escolas públicas do Município de Mazagão, sobre essas doenças e os possíveis riscos quanto ao consumo alimentos frescos de animais infectados. O estudo foi realizado por meio de um questionário semi-estruturado com 11 perguntas fechadas sobre a temática zoonose, e foi aplicado a 196 estudantes que cursavam o 1°, 2° e 3° ano do ensino médio. A análise dos dados obtidos foi realizada através do Teste Anova dois critérios, sendo realizada a comparação de médias através do teste de Tukey. Observou-se que 12,88% dos estudantes afirmaram conhecer ou ter ouvido falar no termo zoonose, evidenciando o significativo desconhecimento dos alunos em relação ao termo, fato que pode estar relacionado à falta da abordagem do tema no ambiente escolar que obteve apenas 16,20%. No entanto, 85,67% dos alunos associou o termo ao conceito de forma correta. Concluiuse ainda que 97,69% dos alunos se preocupam com a higiene do alimento, mas 45,22% afirmam que realizam o consumo da carne mal passada, 60,20% o consumo de leite fresco e 84,37% o consumo de queijos e derivados do leite. O consumo de produtos in natura pode ser justificado pelo desconhecimento referente à origem e qualidade do produto, hábitos podem ser considerados como fator de risco à saúde pública. O presente trabalho apresentou uma abordagem sobre zoonoses em escolas públicas e os dados sugerem que assuntos envolvendo esta temática são importantes na tentativa de minimizar os problemas relacionados à saúde pública, devido muitas doenças de cunho zoonótico inclusive a brucelose e a tuberculose terem relação direta com a ingestão de alimentos contaminadospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Educação no Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PercepcaoEstudantesEnsino.pdf891,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons