Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorABAD, Alberto Martin Antonio Padron-
dc.date.accessioned2020-02-19T18:04:11Z-
dc.date.available2020-02-19T18:04:11Z-
dc.date.issued19-10-2018-
dc.identifier.citationABAD, Alberto Martin Antonio Padron. Mobilidade. Viabilidade de implementação de um polo de atendimento às altas habilidades/superdotação e talento na fronteira branco-brasileira. Orientador: Handerson Joseph. 2018. 223 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Fronteira) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/374. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/374-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectTalentopt_BR
dc.subjectGiftedness-drainpt_BR
dc.titleMobilidade. Viabilidade de implementação de um polo de atendimento às altas habilidades/superdotação e talento na fronteira Franco-Brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4652099266178160-
dc.contributor.advisor1JOSEPH, Handerson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4682801116239614-
dc.description.resumoNo século XXI, percebem-se grandes alterações no cenário internacional como consequência da integração transnacional e transcultural de atividades humanas. Mudanças que incluem novas tendências migratórias de estudantes, pessoas talentosas e profissionais a países com maior estabilidade política, econômica e social. Dentre os novos fluxos migratórios existe a mobilidade de pessoas com indicadores em Altas Habilidades / Superdotação (AH/SD) como parte da migração global – fenômeno que na presente pesquisa se propõe denominar de giftedness drain ou “mobilidade de AH/SD”. O objetivo geral da pesquisa é analisar as expectativas de mobilidade de pessoas AH/SD na fronteira francobrasileira e a viabilidade de implementação de um Polo de Atendimento às AH/SD e Talento (PAAH/ST) no município de Oiapoque. A base teórica adotada para alicerçar a pesquisa foi o Modelo dedesenvolvimento da Superdotação e do Talento de Françoys Gagné e a Teoria da Desintegração Positiva de Kazimierz Dabrowski. A metodologia utilizada na pesquisa está alicerçada numa perspectiva Interdisciplinar de tipo exploratória e explicativa com uma abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se entrevistas, diários de observação de aulas e aplicaram-se questionários – LIVIAHSD, LIVIAHSD-AA, LIVIAHSD-ACC, QIIAHSD-A, QIIAHSD-Pr, QIIAHSD-R e QCCAE – aos estudantes e professores, incluindo os da educação especial, do ensino regular, técnicos pedagógicos lotados na escola e responsáveis dos estudantes da Escola Estadual Joaquim Nabuco, no município de Oiapoque; além de entrevistas desenvolvidas em uma escola particular, como também de profissionais do Centro de Atendimento às Altas Habilidades Superdotação no Estado de Amapá (CAAH/S). Como resultados, determinou-se que, para a implementação do PAAH/ST existe: viabilidade legal, ao ser congruente com a Lei 9394/96, o PNEE-EI/08, o Plano Nacional de Educação (PNE), o Decreto nº 6.571/2008, o Parecer CNE-CEB nº 13/2009, a Resolução CNE 04/2009, o Decreto n° 7.611, e a Lei 13.005; e viabilidade operacional ao serem indicados três alunos e uma aluna para seu atendimento na sala de recursos multifuncionais do AEE na referida escola. As conclusões apontam, com base nas leis brasileiras, que a identificação dos estudantes AH/SD deveria ser, em primeira instância, no ambiente escolar, porém, a realidade é que nas escolas pesquisadas no Amapá são negadas, aos estudantes, essas experiências educacionais estimulantes e, portanto, estes sofrem de déficits para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Outro resultado aponta que a falta da indicação e de uma identificação eficaz desses estudantes influi no seu desejo constante de migrar a outros países à procura de melhores oportunidades educacionais. Finalmente, percebeu-se que a mobilidade de AH/SD ocorre em um padrão diferente dos fluxos migratórios regulares e, por isso, exige uma análise diferenciadapt_BR
dc.description.resumenEn el siglo XXI se perciben grandes cambios en el escenario internacional como consecuencia de la integración transnacional y transcultural de actividades humanas. Cambios que incluyen nuevas tendencias migratorias de estudiantes, personas talentosas y profesionales a países con mayor estabilidad política, económica y social. Entre los nuevos flujos migratorios existe la movilidad de personas con indicadores en Altas Capacidades como parte de la migración global – fenómeno que en la presente investigación se propone denominar giftedness drain. El objetivo general de la investigación es analizar las expectativas de movilidad de personas con Altas Capacidades en la frontera franco-brasileña y la viabilidad de implementación de un Polo de Atención a las Altas Capacidades y Talento (PAAH / ST) en el municipio de Oiapoque. La base teórica adoptada para fundamentar la investigación fue el Modelo de desarrollo de la Superdotación y del Talento de Françoys Gagné y la Teoría de la Desintegración Positiva de Kazimierz Dabrowski. La metodología utilizada en la investigación está fundamentada en una perspectiva Interdisciplinaria de tipo exploratorio y explicativo con un enfoque cualitativo. Como instrumentos de recolección de datos se utilizaron entrevistas, diarios de observación de clases y se aplicaron cuestionarios - LIVIAHSD, LIVIAHSD-AA, LIVIAHSD-ACC, QIIAHSD-A, QIIAHSD-PR, QIIAHSD-R y QCCAE – a los estudiantes y profesores, incluidos los de la educación especial y de la enseñanza regular, técnicos pedagógicos y responsables de los estudiantes de la Escuela Estatal Joaquim Nabuco, en el municipio de Oiapoque; además de entrevistas desarrolladas en una escuela particular, así como de profesionales del Centro de Atención a las Altas Habilidades Superdotación en el Estado de Amapá (CAAH / S). Como resultado, se determinó que, para la implementación del PAAH / ST existe: viabilidad legal, al ser congruente con la Ley 9394/96, el PNEE-EI / 08, el Plan Nacional de Educación (PNE), el Decreto nº 6.571 / 2008, el Decreto CNE-CEB nº 13/2009, la Resolución CNE 04/2009, el Decreto nº 7.611, y la Ley 13.005; y la viabilidad operacional al ser indicados cuatro estudiantes para su atención en la sala de recursos multifuncionales del AEE en dicha escuela. En las conclusiones se apunta que, con base en las leyes brasileñas, la identificación de los alumnos con Altas Capacidades debería ser, en primera instancia, en el ambiente escolar, sin embargo, la realidad es que en las escuelas investigadas en Amapá son negadas, a esos alumnos, experiencias educativas estimulantes y, por lo tanto, sufren de déficits para el desarrollo de sus habilidades cognitivas. Otro resultado apunta a que la falta de la indicación y de una identificación eficaz de estos alumnos influye en su deseo constante de migrar a otros países en busca de mejores oportunidades educativas. Finalmente, se percibió que la movilidad de Altas Capacidades ocurre en un patrón diferente de los flujos migratorios regulares y, por eso, exige un análisis diferenciadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAISpt_BR
dc.description.affiliationCONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7748-6008-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8634-9435-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaCULTURA, SOCIEDADE E FRONTEIRA-
dc.subject.areadeconcentracaoFRONTEIRA E SOCIEDADE-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira - PPGEF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MobilidadeViabilidadeImplementacao.pdf10,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons