Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Dayse Cristina Amaral-
dc.creatorMARTINS, Dorivana do Socorro-
dc.date.accessioned2020-02-27T14:23:51Z-
dc.date.available2020-02-27T14:23:51Z-
dc.date.issued2018-01-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Dayse Cristina Amaral; MARTINS, Dorivana do Socorro. Dança-Teatro na terceira idade: despertar do corpo, memória, movimento e criação. Orientador: Raphael Brito dos Santos. 2019. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/409. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/409-
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDança - Teatropt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectTerceira idadept_BR
dc.titleDança-teatro na terceira idade: despertar do corpo, memória, movimento e criaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1165434168904772pt_br
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510960960496472pt_br
dc.contributor.advisor1SANTOS, Raphael Brito dospt_br
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515053383923101pt_br
dc.description.resumoA memória presente no processo criativo da dança-teatro da coreógrafa Pina Bausch é o mote principal deste estudo, tendo o enfoque especial no corpo, movimento e criação. A pesquisa desenvolveu-se na Universidade da Maturidade do Amapá (UMAP), vinculada como um projeto de extensão da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), voltado para o idoso, que é o principal sujeito desta investigação, para qual buscou-se saber em que medida essa memória pôde estimular a relação do seu corpo-mente. Pesquisou-se também como esse estímulo afetou ao idoso, buscando compreender como as memórias trabalhadas na dançateatro, se ressignificaram em movimentos corporais e influenciaram no bem-estar do idoso. E para tanto, através de aulas/oficinas e entrevistas, utilizou-se de alguns aspectos do processo criativo de Pina Bausch e sua dança-teatro, como método de trabalho, adaptado ao idoso, incentivando-o a um resgate de memória para transpassar ao corpo e ao movimento. A investigação realizou-se por meio da pesquisa-ação, com o envolvimento ativo das pesquisadoras no processo. Com isso, observou-se alguns desafios, desprendimentos, provocações e revoluções do idoso em experiência com essa fonte artística inovadora, denominada de dança-teatropt_BR
dc.description.resumeLe souvenir présente dans le processus créatif de la danse-théâtre par la chorégraphe Pina Bausch est l’objet principale de cette étude, avec un accent particulier sur le corps, le mouvement et la création. La recherche a été développée à l’Université de la Maturité (UMAP), qui est un projet d’extension de l’Université Fédérale de l’Amapa (UNIFAP), destiné aux personnes âgées, donc le sujet de l’étude. L’objectif de la recherche a été de vérifier dans quelle mesure le souvenir, présent dans le processus de création de la danse-théâtre de la chorégraphe Pina Bausch, a pu stimuler la relation corps-esprit de la personne âgée. Et en plus de savoir si ce stimulus a affecté les personnes âgées d’une certaine manière, car le corps-esprit instigué a une grande importance dans la vie de l’être humain. Ainsi, il a été étudié comment les souvenirs travaillés dans la danse-théâtre se sont resignifiés dans les mouvements corporels et en influençant le bien-être de la personne âgée. Et pour cela, on a utilisé le processus créatif de Pina Bausch et sa danse-théâtre comme méthode d’une façon adaptée à la personne âgée, en l’encourageant à une prise de mémoire afin de verbaliser dans le corps, dans le mouvement à travers des cours-ateliers et interviews. La recherche a été réalisée grâce à la recherche-action, avec la participation active des chercheurs dans le processus. Avec cela, nous avons observé quelques défis, détachements, provocations et révolutions des personnes âgées dans l'expérience de cette source artistique innovante, appelée danse-théâtrept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1648-2943pt_br
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DancaTeatroTerceiraIdade.pdf25,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons