Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/709
Título: O teatro jesuítico da missão na América portuguesa do século XVI: arte, pedagogia e religiosidade em obras atribuídas a José de Anchieta
Autores: SILVA, Giovani José da
Orientador: PALHANO, José Romualdo
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2948719304625592
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SILVA, Giovani José da. O teatro jesuítico da missão na América portuguesa do século XVI: arte, pedagogia e religiosidade em obras atribuídas a José de Anchieta. Orientador: José Romualdo Palhano. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/709. Acesso em:.
Resumo: Reafirmando-se a importância da Companhia de Jesus na conformação do Mundo Moderno, o Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de uma pesquisa empreendida a partir de 2018 no curso de Licenciatura em Teatro da Unifap. Seguindo trilhas teórico-metodológicas propostas principalmente pela historiadora Magda Maria Jaolino Torres, dentre outros importantes pesquisadores do teatro jesuítico da missão, buscou-se restituir dimensões institucionais e artísticas ao teatro feito na América portuguesa no século XVI. Sabe-se que a tarefa principal atribuída aos jesuítas em terras americanas, entre os séculos XVI e XVIII, foi a de catequizar e educar os indígenas, além de cuidar da manutenção da fé e da educação de colonos não indígenas. A pesquisa voltou-se à compreensão/ interpretação de fragmentos de textos com destinação cênica – únicos vestígios tangíveis, testemunhos do teatro que se fez nos Quinhentos –, a maioria invariavelmente atribuída pela tradição ao padre José de Anchieta. Tais fragmentos se encontram no Archivum Romanum Societatis Iesu (ARSI), em Roma, Itália, reunidos sob o nome Opera Nostrorum Número 24 (códice ARSI. Opp. NN. 24). Também chamado de “a relíquia”, trata-se da junção de produções textuais em um caderno, cuja principal finalidade de “montagem” foi contribuir nos processos de beatificação/ canonização de José de Anchieta, aclamado santo pela Igreja Católica em 2014. Os quase 90 escritos que se podem individuar como possivelmente independentes, na maioria acéfalos, têm destinação espetacular e expressam teatralidades possíveis no século XVI, embora somente alguns possam ser considerados especificamente teatrais. É um conjunto de poesias; litanias (ladainhas em forma de orações); diálogos para serem recitados em ocasiões, por vezes explicitadas (como a do recebimento que fizeram os índios de Guaraparim ao padre provincial Marçal Beliarte); cantigas; teatro, com (poucas) indicações cênicas e didascálias (rubricas). Os textos estão grafados em idioma Tupi (antigo), além de Português, Espanhol e Latim, o que indica mais do que uma tentativa de aproximação com as línguas e as culturas dos indígenas encontrados no litoral e próximos ao litoral da América portuguesa. Assim, para além dos aspectos religiosos e/ ou pedagógicos, o teatro jesuítico da missão representa uma forma de Arte dramática e foi/ é, sobretudo, teatro.
Palavras-chave: Jesuíta
Brasil - História
Período colonial
Arte sacra
Área do conhecimento: CNPQ:: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_TeatroJesuíticoMissao.pdf374,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons