Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/732
Título: Perspectiva de formação dos acadêmicos do curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, com abordagem em SDN
Autores: BRASIL, Delcides Mergulhão
Orientador: SILVA, Marco Antônio Leal da
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7989567709418880
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: BRASIL, Delcides Mergulhão. Perspectiva de formação dos acadêmicos do curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, com abordagem em SDN. Orientador: Marco Antônio Leal da Silva. 2021. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/732 http:. Acesso em:.
Resumo: A SDN, como tecnologia que supre a enorme infraestrutura e gerencia redes, possibilita lidar, de forma mais simples e descomplicada, com os protocolos de gerenciamento que possuem hardwares de arquitetura fechada, tornando-as mais precisas e velozes no tráfego de dados entre as redes de computadores. Portanto, a SDN abre melhores perspectivas no controle lógico da rede com novas aplicações, trazendo agilidade e mobilidade no gerenciamento de toda rede por meio de softwares. Diante de grande leque de conhecimento, é de extrema importância realizar um estudo a respeito da arquitetura e funcionamento da SDN como disciplina e não apenas como um assunto inserido em uma matéria, que pode ser ministrado em apenas duas ou três aulas. Desta forma, o estudo da SDN como disciplina para a formação dos acadêmicos do curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, torna-se imprescindível, pois mesmo com sua implantação, existem ainda algumas áreas a serem exploradas na otimização do tráfego na rede através do uso de SDN. Para tanto, faz-se necessário registrar as origens e movimentação histórica da SDN; identificar a consistência e vantagens da SDN e; investigar a importância da SDN como disciplina na formação dos acadêmicos do curso de TI e Comunicação. Em se tratando de metodologia, o referido trabalho tem caráter teórico-descritivo e exploratório, pois reúne dados, informações, posições, padrões, ideias ou hipóteses que permitam a reflexão sobre o tema em questão. Baseia-se no método indutivo e qualiquantitativo, advindo de coletas bibliográficas fundamentadas na literatura sobre o tema, pesquisas em artigos e matérias jornalísticas em sites e revistas on-line, além da pesquisa realizada através de questionário com perguntas simples e diretas.
Abstract: SDN, as a technology that supplies the huge infrastructure and manages networks, makes it possible to deal, in a simpler and more uncomplicated way, with management protocols that have closed architecture hardware, making them more accurate and faster in data traffic between networks. of computers. Therefore, SDN opens better perspectives in the logical control of the network with new applications, bringing agility and mobility in the management of the entire network through software. Given a wide range of knowledge, it is extremely important to conduct a study on the architecture and functioning of SDN as a discipline and not just as a subject inserted in a subject, which can be taught in just two or three classes. Thus, the study of SDN as a discipline for the training of academics in the information and communication technology course, becomes essential, because even with its implementation, there are still some areas to be explored in the optimization of network traffic through the use of SDN. For that, it is necessary to register the origins and historical movement of the SDN; identify the consistency and advantages of the SDN and; investigate the importance of SDN as a discipline in the training of IT and Communication students. In terms of methodology, the referred work has a theoretical-descriptive and exploratory character, as it gathers data, information, positions, patterns, ideas or hypotheses that allow reflection on the topic in question. It is based on the inductive and qualitative quantitative method, resulting from bibliographic collections based on the literature on the subject, research in articles and journalistic materials on websites and online magazines, in addition to the research carried out through a questionnaire with simple and direct questions.
Palavras-chave: Software Defined Networking - SDN
Arquitetura de redes
Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC
Formação acadêmica
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PerspectivasFormacaoAcademicos.pdf6,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons