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dc.creatorSILVA, Sara Gomes da-
dc.date.accessioned2022-04-18T17:26:16Z-
dc.date.available2022-04-18T17:26:16Z-
dc.date.issued18-12-2021-
dc.identifier.citationhttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353-
dc.identifier.citationSILVA, Sara Gomes da. Sensibilização ambiental sobre os recursos hídricos por meio de jogos didáticos para alunos com deficiência intelectual em uma escola estadual de Macapá-AP. Orientador: Marina Teófilo Pignati. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/748. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/748-
dc.description.abstractWater pollution presents itself as a relevant problem in the national scenario, since the use of water resources is essential for the maintenance of life. Thus, practices involving environmental education are necessary to conserve water resources and one of the ways to promote it is through the teacher in the school unit. Didactic games are useful tools in this process, which facilitate teaching and learning and can assist in the development of students with special needs. In this sense, this work aims to promote environmental awareness about water resources, in students with intellectual disabilities from the 6th to the 8th grade of elementary school, from the Escola Estadual Professor Irineu da Gama Paes. For this, the following methodology was applied: 1) firstly observations were made regarding the teacher and each student in order to know their specificities; 2) interviews were applied to verify the students' previous knowledge, as well as those acquired during the intervention on the water theme; and, finally, 3) application of educational games (syllabic, memory and trail) with the theme of water resources. As a result of this research, it was found that students with ID presented limitations in terms of reading, writing and temporality, as well as difficulties in memorization and attention. As for teachers, they use different teaching methodologies, such as the use of digital games and crosswords, which have been shown to be efficient in teaching and learning in students with ID. Regarding the interviews, the students already had previous knowledge about the water theme and demonstrated a better performance in the final interview, after the application of the activities. In this sense, it is concluded that this playful methodology, through the use of educational games, is effective in the teaching-learning process in students with ID.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectRecursos hídricos - Estudo e ensino.pt_BR
dc.subjectEnsino lúdico - Necessidades especiaispt_BR
dc.subjectÁgua - Conservaçãopt_BR
dc.subjectÁgua - Utilizaçãopt_BR
dc.titleSensibilização ambiental sobre os recursos hídricos por meio de jogos didáticos para alunos com deficiência intelectual em uma escola estadual de Macapá-APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1PIGNATI, Marina Teófilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353-
dc.description.resumoA poluição hídrica se apresenta como um problema relevante no cenário nacional, uma vez que a utilização dos recursos hídricos é essencial para a manutenção da vida. Assim, são necessárias práticas que envolvam a educação ambiental para conservação dos recursos hídricos e uma das formas de promovê-la é por meio do professor na unidade escolar. Os jogos didáticos são ferramentas úteis nesse processo, os quais facilitam o ensino-aprendizado e podem auxiliar no desenvolvimento de alunos com necessidades especiais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo promover a sensibilização ambiental sobre os recursos hídricos, em alunos com deficiência intelectual do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professor Irineu da Gama Paes. Para tanto, foi aplicada a seguinte metodologia: 1) primeiramente foram realizadas observações referentes ao professor e a cada educando a fim de conhecer as suas especificidades; 2) foram aplicadas entrevistas para verificar os conhecimentos prévios dos alunos, assim como os adquiridos ao longo da intervenção acerca do tema água; e, por último 3) aplicação de jogos didáticos (jogo silábico, da memória e da trilha) com a temática recursos hídricos. Como resultados desta pesquisa, constatou-se que os alunos com DI apresentaram limitações quanto à leitura, escrita e temporalidade, assim como dificuldades de memorização e atenção. Quanto aos professores, eles utilizam metodologias diferenciadas de ensino, como o uso de jogos digitais e palavras cruzadas, as quais se mostraram eficientes no ensino-aprendizagem em estudantes com DI. Em relação às entrevistas, os alunos já apresentaram um conhecimento prévio sobre a temática água e demonstraram um melhor desempenho na entrevista final, após a aplicação das atividades. Nesse sentido, conclui-se que essa metodologia lúdica, por meio do uso de jogos didáticos, é eficaz no processo de ensino-aprendizagem nos alunos com DI.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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