Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/893
Título: A mobilidade de estrangeiros e sua influência socioeconômica na fronteira do Amapá (Brasil) com a Guiana Francesa (França)
Autores: SILVA, Jonathan Viana da
Orientador: JOSEPH, Handerson
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4682801116239614
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: SILVA, Jonathan Viana da. A mobilidade de estrangeiros e sua influência socioeconômica na fronteira do Amapá (Brasil) com a Guiana Francesa (França). Orientador: Handerson Joseph.. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Fronteira) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/893. Acesso em:.
Resumo: Os deslocamentos transfronteiriços nas últimas décadas têm aumentado consideravelmente, motivados por diversos fatores, entre os quais fatores sociais, políticos, mas principalmente econômicos. Tais deslocamentos são mais presentes em cidades de faixa de fronteira, pois o custo desse tipo de mobilidade é relativamente baixo, devido à proximidade espacial facilitada pelo acesso terrestre ou, em alguns casos, com baixas dificuldades marítimas, como apenas a travessia de um rio. Este relatório técnico tem como objetivo investigar as dinâmicas socioeconômicas de estrangeiros provocadas a partir de seu deslocamento pela cidade de Oiapoque, inclusive os que residem na Guiana Francesa, a qual influenciam na movimentação da economia do município. O campo privilegiado para o lócus da pesquisa foi a fronteira franco-brasileira, em especial a cidade de Oiapoque/AP. A partir da pesquisa qualitativa, houve investigação documental, que permitiu coletar dados obtidos em órgãos locais, como a Polícia Federal, prefeitura e suas secretarias vinculadas, entre outros órgãos, além de fundamentar as discussões através de referencial bibliográfico. O estudo de caso comportou uma análise mais detalhada, específica do objeto, bem como o ambiente que o cerca e os sujeitos adjuntos a este, e a etnografia constituiu peça fundamental para compreender as dinâmicas envolvidas com o tema de estudo, possibilitando abarcar uma descrição minudenciada quanto à vida do objeto escolhido e o grupo social a qual ele possa pertencer ou se relacionar, analisando seus comportamentos individuais e coletivos, realizando interpretações e desconstruindo significados anteriormente atribuídos por si ou outros grupos étnico-culturais. Assim, foi possível reunir subsídios que ajudaram na construção de um relatório técnico-científico que discorre também sobre duas possibilidades empreendedoras de iniciativa pública ou privada para o aumento do consumo de produtos e serviços pela comunidade de estrangeiros que circulam no lado brasileiro da fronteira franco-brasileira, manifestados pelos próprios entrevistados em uma das etapas metodológicas utilizadas.
Palavras-chave: Fronteira Franco-brasileira
Oiapoque - comércio
Oiapoque - empreendedorismo
Oiapoque - mercado local
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: VIA SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira - PPGEF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MobilidadeEstrangeirosInfluencia.pdf9,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons