Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDEUS, Maria José Silva de-
dc.date.accessioned2022-07-01T13:30:35Z-
dc.date.available2022-07-01T13:30:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDEUS, Maria José Silva de. Entre a escola e a vida: analisando práticas de leitura. Orientadora: Martha Christina Ferreira Zoni do Nascimento. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/950. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/950-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPráticas de Leiturapt_BR
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.subjectAlunos - leiturapt_BR
dc.titleEntre a escola e a vida: analisando práticas de leiturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Martha Christina Ferreira Zoni do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6080220601150647-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva investigar o hábito de ler dos alunos de duas escolas do município de Macapá, sendo uma escola pública e uma privada e contou com a participação de quarenta e sete alunos e duas professoras de Língua Portuguesa. O referencial teórico foi pautado em autores que se ocupam da investigação sobre leitura, como Antunes (2003), Batista (2011), Canuto (2008), Cosson (2006), Kleiman (2007), Koch (2001), Machado (2014), PCN (1998) e outros que abordam o tema em questão. Para a coleta de dados, utilizou-se a ferramenta questionário, elaborado para os alunos e professores como participantes, que serviu de suporte para análise dos dados da pesquisa, com a elaboração de gráficos, que apontam o percentual e resultado de cada questão. Por fim, constatou-se que a leitura é desenvolvida na sala de aula, em casa, além de em outros lugares, por meio de vários instrumentos, como: livros, tanto impressos quanto eletrônicos, por meio da mídia informatizada, que passou a fazer parte do dia a dia das pessoas e principalmente, dos alunos.pt_BR
dc.description.resumeCette étude a pour objectif d’étudier les habitudes de lecture d’élèves de deux écoles de la ville de Macapá, une publique et l’outre privée avec la participation de quarante-sept étudiants et deux professeurs de Langue Portugaise. La référence théorique était basée sur des auteurs qui étudient la recherche en lecture, tels que Antunes (2003), Batista (2011), Canuto (2008), Cosson (2006), Kleiman. Machado (2014), PCN (1998) et l’autres qui abordent le thème en question. Pour la collecte de données, l’outil de questionnaire, préparé pour les élèves et enseignants, a été utilisé pour appuyer l’analyse des données, avec l’élaboration de graphiques indiquant le pourcentage et le résultat de chaque question. Enfin, il a été constaté que la lecture est développemant en classe, à la maison, ainsi qu’à d’autres endroits, grâce à divers instruments, tels que: des livres, imprimés et électroniques, par demi des supports informatisés, qui fais partie de la vie quotidienne des gens et en particulier des étudiants.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EscolaVidaAnalisando.pdf571,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons