Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMES, Éder de Freitas-
dc.creatorABREU, Luana e Silva de-
dc.creatorSOUZA, Luana Vieira de-
dc.date.accessioned2022-07-11T14:24:34Z-
dc.date.available2022-07-11T14:24:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGOMES, Éder de Freitas; ABREU, Luana e Silva de; SOUZA, Luana Vieira de. Variação linguística: a abordagem didático- pedagógica no livro didático Português Linguagens Ensino Médio Volume 1. Orientador: Silvagne Vasconcelos Duarte. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/966. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/966-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariação Linguísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleVariação linguística: a abordagem didático- pedagógica no livro didático Português Linguagens Ensino Médio Volume 1pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1DUARTE, Silvagne Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622352848949136-
dc.description.resumoEste artigo tem suas bases teóricas abarcadas na Sociolinguística, com o intuito de averiguar o livro didático Português Linguagens Ensino Médio Volume 1 de Willian Roberto Cereja e Thereza Anália Cochar Magalhães (2013), livro este indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD (2014). Tal averiguação tem como objetivo: analisar como este livro didatiza as variações linguísticas. Para tanto, buscou-se identificar os tipos de variações linguísticas que são trabalhadas nele, observar quais são os aspectos linguísticos privilegiados no tratamento das variações, bem como verificar se a proposta de trabalho com as variações linguísticas atende às demandas do respeito às diferenças linguísticas. Aplicou-se, assim, para o trabalho, a pesquisa de caráter descritivo, documental, com apresentação de análise qualitativa. E o arcabouço teórico, bem com a análise do corpus tiveram como suporte os autores: Bagno (2007), Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005), Preti (2003), Antunes (2007), Ilari; Basso (2009), Bunzen; Mendonça (2006), Rojo; Batista (2003), PCN’s (2000), PNLD (2014), Marconi; Lakatos (2003), Cervo; Bervian; Silva (2007), Andrade (2007), Severino (2007), Gil (2002). Após as análises, foi constatado que, de maneira geral, a abordagem das variações linguísticas no livro didático em estudo não ofereceram grandes oportunidades de reflexão, tendo em vista a superficialidade dada às variações linguísticas, principalmente nos exercícios propostos em que se poderia explorar com mais afinco as questões sociais que envolvem a língua em seu uso real e os conhecimentos linguísticos para os alunos.pt_BR
dc.description.resumeCet article a sa base théorique adopté en Sociolinguistique, afin de déterminer le manuel langue portugais lycée volume 1 de Willian Roberto Cereja et Thereza Anália Cochar Magalhães (2013), ce livre indiqué par le Programme National Didactique du livrePNLD (2014). Cette enquête vise à analyser comme ce manuel travaille la didactique de la variation linguistique. Par conséquent, nous avons cherché à identifier les types de variations linguistiques qui y ont travaillé: observer quels sont les aspects linguistiques privilégiés dans traitement des variations, ainsi que de vérifier que les travaux propóses aux variations linguistiques répond aux exigences du respect des différences linguistiques. Ainsi, une recherche documentaire descriptive avec présentation d’une analyse qualitative a été appliquée à l’œuvre. Et le cadre théorique, ainsi que l’analyse du corpus devaient soutenir les auteurs: Bagno (2007), Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005), Preti (2003), Antunes (2007), Ilari; Basso (2009), Bunzen; Mendonça (2006), Rojo; Batista (2003), PCN’s (2000), PNLD (2014), Marconi; Lakatos (2003), Cervo; Bervian; Silva (2007), Andrade (2007), Severino (2007), Gil (2002). Après analyse, il a été constate qu’en general, l’approche des variations linguistiques dans l’étude de manuel scolaires, n’a pas offert de grandes opportunités pour la réflexion, compte tenu de la faible profondeur, compte tenu des variations linguistiques, en particulier dans les exercices proposés dans lesquels on pourrait explorer avec questions sociales plus approfondies impliquant la langue dans son utilisation réelle et les compétences linguistiques pour les étudiants.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VariacaoLinguisticaAbordagem.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons