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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Janeluce Lira da-
dc.creatorCANCELA, Waldecy dos Santos-
dc.date.accessioned2022-07-13T12:38:12Z-
dc.date.available2022-07-13T12:38:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Janeluce Lira da; CANCELA, Waldecy dos Santos. As percepções de professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da alfabetização em braille da pessoa cega. Orientador: Silvagne Vasconcelos Duarte. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/976. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/976-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectPessoas cegas - apoio pedagógicopt_BR
dc.subjectDeficiente visual - alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectBraille - alfabetizaçãopt_BR
dc.titleAs percepções de professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da alfabetização em braille da pessoa cegapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1DUARTE, Silvagne Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622352848949136-
dc.description.resumoEste artigo corresponde às reflexões obtidas com a investigação do projeto de pesquisa intitulado “As Percepções de Professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da Alfabetização em Braille da Pessoa Cega”. O objetivo principal foi investigar como ocorre este processo de alfabetização, com características tão específicas, segundo as percepções dos alfabetizadores do CAP/AP, que é a maior referência de apoio pedagógico para as pessoas cegas. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se conhecer melhor este processo de alfabetização, que está ligado diretamente à inclusão de pessoas cegas nas escolas e, consequentemente, no mercado de trabalho. Assim, foram desenvolvidos estudos bibliográficos e de campo, relacionados com: a contextualização histórica da pessoa cega, com destaque a Louis Braille; os enfoques legais e educacionais que refletem os movimentos mundiais pela inclusão; as perspectivas do atendimento à pessoa cega por intermédio dos Institutos e Centros Especializados; o processo de alfabetização da pessoa cega. Foi realizada uma pesquisa a partir do método grupo focal, o qual permitiu a coleta de informações, analisadas por meio da metodologia de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa cumprem o objetivo de se fazer conhecida as percepções dos alfabetizadores do CAP/AP sobre o referido processo de alfabetização, os agentes envolvidos e os papéis que desenvolvem dentro dela e a importância dessa alfabetização para a vida das pessoas cegas.pt_BR
dc.description.resumeCet article correspond aux réflexions obtenues avec l'investigation du projet de recherche intitulé "Les Perceptions des Enseignants du Centre de Soutien Pédagogique pour les Malvoyants (CAP/AP) sur l'alphabétisation en Braille des personnes aveugles". L'objectif principal était d'étudier comment fonctionne ce processus d'alphabétisation, avec de telles caractéristiques spécifiques, selon les perceptions des alphabétiseurs du CAP/AP, qui est la plus grande référence de soutien pédagogique aux aveugles. Cette recherche se justifie par la nécessité de mieux connaître ce processus d'alphabétisation, directement lié à l'inclusion des aveugles dans les écoles et par conséquent sur le marché du travail. Ainsi, nous avons développé des études bibliographiques et champ, sur: la contextualisation historique de l’aveugle, en particulier Louis Braille; approches juridiques et éducatives reflétant les mouvements mondiaux en faveur de l'inclusion; les perspectives de service à la personne aveugle à travers les instituts et centres d'expertise; le processus d'alphabétisation des aveugle. Une recherche a été effectuée à partir de la méthode du groupe focal, permettant la collecte d’informations, analysées selon la méthodologie de l’approche qualitative. Les résultats de la recherche remplissent l’objectif de faire connaître les perceptions des enseignants du CAP/AP sur le processus d’alphabétisation, les agents impliqués et les rôles qu'ils y jouent et l'importance de cette alphabétisation dans la vie des aveugles.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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