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Título: Intervenção pedagógica no ensino de serpentes para alunos do ensino fundamental da rede pública no município de Macapá, Amapá
Autores: FIGUEIREDO, Vinícius Antônio Martins Barbosa de
Orientador: CAMPOS, Carlos Eduardo Costa de
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8543904614534592
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: FIGUEIREDO, Vinícius Antônio Martins Barbosa de. Intervenção pedagógica no ensino de serpentes para alunos do ensino fundamental da rede pública no município de Macapá, Amapá. Orientador: Carlos Eduardo Costa Campos. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/750. Acesso em:.
Resumo: Esse estudo objetivou investigar o conhecimento de alunos de uma escola pública do estado do Amapá acerca das serpentes, a fim de ampliar seus conhecimentos sobre a biologia desses animais e desmistificar as crendices que os cercam. Participaram dessa pesquisa 41 alunos regularmente matriculados no 7° do ensino fundamental da Escola Estadual Barão do Rio Branco. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionários contendo perguntas objetivas e discursivas. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos, em sua maioria, possuíam um conhecimento mediano a respeito das serpentes, uma vez que 61% (n=25) sabiam que as serpentes são répteis. Por outro lado, 78,05% (32) dos discentes afirmaram, inicialmente, ter medo desses animais, o que revela a necessidade de uma condução prática da aula para os alunos poderem ter contato com as serpentes. A intervenção educativa se mostrou eficiente no sentido de levar o aluno a ter contato com as cobras. A palestra ampliou o conhecimento dos discentes, visto que muitos responderam corretamente as perguntas no questionário final. A cartilha e o uso da coleção didática promoveram entusiasmo do alunado, auxiliando na fixação do conteúdo e no compartilhamento do mesmo. As atividades conduzidas de forma prática relacionadas a percepção de animais venenosos ou tóxicos contribuem não somente para a ampliação do conhecimento teórico, mas promovem principalmente mudanças na percepção dos participantes que, enquanto agentes sociais, contribuirão para a preservação desses animais.
Abstract: This study aimed to investigate the knowledge of students from a public school in the state of Amapá about snakes, in order to expand their knowledge about the biology of these animals and to demystify the beliefs that surround it. 41 students regularly enrolled in the 7th grade of Barão do Rio Branco State School participated in this research. Data collection took place through the application of questionnaires containing objective and discursive questions. The results obtained showed that the students, for the most part, had an average knowledge about snakes, since 61% (n = 25) knew that snakes are reptiles. On the other hand, 78.05% (32) of the students stated, initially, that they were afraid of these animals, which reveals the need for a practical conduct of the class for students to be able to have contact with snakes. The educational intervention proved to be efficient in bringing the student into contact with snakes. The lecture expanded the knowledge of the students, since many answered the questions correctly in the final questionnaire. The booklet and the use of the didactic collection promoted the students' enthusiasm, helping to fix the content and share it. The activities carried out in a practical way related to the perception of poisonous or toxic animals contribute not only to the expansion of theoretical knowledge, but mainly promote changes in the perception of the participants who, as social agents, will contribute to the preservation of these animals.
Palavras-chave: Réptil - Estudo
Cobra - Preservação
Educação ambiental - Macapá (AP)
Educação ambiental - Cartilha
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

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