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Título: O modelo educacional da ICOMI (1961-1986)
Autores: MEDEIROS, Elen Vitória Chagas de
Orientador: PAZ, Adalberto Júnior Ferreira
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3072248408765925
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: MEDEIROS, Elen Vitória Chagas de. O modelo educacional da ICOMI (1961-1986). Orientador: Adalberto Júnior Ferreira Paz. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/773. Acesso em:.
Resumo: A instalação no Território Federal do Amapá da Indústria e Comércio de Minérios S.A (ICOMI) resultou na criação de duas company towns sendo efetivadas da década de 1960, na Vila Amazonas, atual município de Santana, e outra em Serra do Navio. A natureza das company towns perpassa por um complexo estrutural que abarca escolas, hospitais e locais de lazer, dentre essas estruturas, o sistema educacional icomiano passou a ser um instrumento da empresa que capacitou os trabalhadores para aprofundar seus conhecimentos técnicos e por meio de seus filhos buscou formar o trabalhador ideal a partir da difusão dentro das escolas dos ideais icomianos e da educação profissional propagada no período da ditadura militar. A presente monografia buscou analisar através de entrevistas dos agentes sociais do período, tais como professores e alunos da Escola de Serra do Navio, e artigos da revista ICOMI Notícias, de que forma a educação presente na company town de Serra do Navio tornou se mecanismo de consolidação de seu sistema.
Abstract: The establishment in the Federal Territory of Amapá of Indústria e Comércio de Minérios S.A (ICOMI) resulted in the creation of two company towns in the 1960s, one in Vila Amazonas, now the municipality of Santana, and the other in Serra do Navio. The nature of the company towns goes through a structural complex which includes schools, hospitals, and leisure areas. Among these structures, the ICOMI educational system became an instrument of the company which trained the workers to deepen their technical knowledge and, through their children, sought to form the ideal worker by disseminating within the schools the ICOMI ideals and the professional education propagated during the military dictatorship. This monograph sought to analyze through interviews of the social agents of the period, such as teachers and students from the Serra do Navio School, and articles from the ICOMI Notícias, how the education present in the company town of Serra do Navio became a mechanism consolidating your system.
Palavras-chave: Fordismo - Amazônia
Sistema educacional - ICOMI
Escola - Serra do Navio (AP)
Educação profissional
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
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