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Título: Prática de leitura e escrita na web 2.0: a produção do gênero conto hipermidiático com a ferramenta POWTOON nas aulas de língua portuguesa
Autores: ARAÚJO, Jessica de Souza de
VIANA, Luiza Silva
LOPES, Senira Sousa
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4147570504598344
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: ARAUJO, Jessica de Souza de; VIANA, Luiza Silva; LOPES, Senira Sousa. Prática de leitura e escrita na web 2.0: a produção do gênero conto hipermidiático com a ferramenta powtoon nas aulas de língua portuguesa. Orientadora: Natalia Almeida Braga Vasconcelos. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/929. Acesso em:.
Resumo: O avanço tecnológico favoreceu o uso da Internet nos diversos âmbitos escolares, com isso, tanto a escola quanto o professor de Língua Portuguesa tem a responsabilidade de promover novas práticas de leitura e escrita que envolvam a utilização da Web 2.0, pois atualmente o aluno/leitor possui interesses relacionados às novas tecnologias digitais e ao ambiente virtual. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo analisar a prática de leitura e escrita do Gênero Conto Hipermidiático produzido com o auxílio da ferramenta Powtoon. Como pressupostos teóricos foram utilizados os principais estudiosos: Vygotsky (1998), Brasil (2017), Koch e Elias (2009, 2011), Soares (2002, 2009), Kleiman (1995), Dudeney; Hockly et al (2016), Mattar (2012, 2013), Gotlib (2006) e Santaella (2014). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, a qual teve como ponto de partida um levantamento bibliográfico sobre a temática. Posteriormente, realizou- se uma pesquisa-ação na qual os sujeitos envolvidos foram 30 alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental em uma Escola Estadual, localizada na Cidade de Macapá-AP. O corpus de análise é composto por quatro contos hipermidiáticos baseados no conto “Pinóquio” de Carlo Collodi, produzidos pelos grupos participantes da pesquisa. Como resultado desta pesquisa, constatamos que os alunos se apropriaram dos elementos constitutivos do Gênero Conto Hipermidiático, tais como: Narrativa em Formato Digital, Enredo com Elementos Hipermidiáticos, Clímax, Personagens, Espaço, Tempo Cronológico, Desfecho, Linguagem Hipermidiática e Escrita Colaborativa. Além disso, os alunos desenvolveram o conto hipermidiático a partir da interação com os colegas de grupo, e com o auxílio das pesquisadoras, sendo a Zona de Desenvolvimento Proximal (VYGOTSKY, 1998), importante nesse processo.
Abstract: The technological advance enhanced the use of the Internet in the several scopes at school, thus, either the school or the Portuguese Language teacher have the responsibility of promoting new reading and writing practices that involve the use of the 2.0 Web, for, at present, the reader/student has interests related to the new digital technologies and to the virtual environment. Therefore, this research aims to analyze the practice of reading and writing of the literary Genre Hypermedia Tale, produced with the help of the Powtoon tool. As theoretical foundations, the main scholars were utilized: Vygotsky (1998), Brasil (2017), Koch e Elias (2009, 2011), Soares (2002, 2009), Kleiman (1995), Dudeney e Hockly et al (2016), Mattar (2012, 2013), Gotlib (2006) and Santaella (2014). Methodologically, a qualitative research was used, and had, as a starting point, a bibliographic survey about the theme. Afterwards a Research-action was carried out, in which, the subjects involved were 30 students of the 6th grade of a state elementary school, located in the city of Macapá - AP. The analysis corpus is composed of four hypermedia tales based on the literary tale “Pinocchio”, by Carlo Collodi, produced by the participating groups of the research. With the result of the analyses, it was observed that the students appropriated from the constitutive elements of the literary Genre Hypermedia, tale such as Digital Narrative, The Plot with Hypermedia Elements, Climax, Characters, Space, Chronological Time, Hypermedia Language and Collaborative Writing. Besides, the students developed the hypermedia tale from their interaction with the students of their group, and with the help of the researchers, and the Zone of Proximal Development - ZPD (VYGOTSKY, 1998) was important in this process.
Palavras-chave: Conto hipermidiático
Leitura - Estudo e ensino
Prática de ensino
Tecnologias digitais
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

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